Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Gobbi diz que sócio não o respeitou e critica atual gestão. Duilio rebate

28/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Magoado com os sócios e decidido a não ser mais candidato à presidência do Corinthians. Assim pode ser descrito Mário Gobbi Filho nove meses após ficar em terceiro lugar na última eleição presidencial no Parque São Jorge, disputada por três candidatos.

Em entrevista ao blog, o ex-presidente desabafou e criticou a atual gestão, comandada por Duilio Monteiro Alves, que rebateu as críticas. O atual comandante alvinegro citou bloqueios judiciais nas contas do clube provocados por processos referentes à administração do ex-mandatário, segundo ele.

Gobbi também descreveu um cenário em que muitos sócios estão mais interessados em benefícios pessoais do que na combalida situação financeira da agremiação.

"Fui campeão paulista, da Libertadores e Mundial e nem respeito do associado eu tive", disse o ex-dirigente referindo-se ao resultado da última eleição. Além de Duilio, ele ficou atrás de Augusto Melo.

Gobbi, que também viu o clube vencer a Recopa Sul-Americana e a Copa São Paulo durante sua administração, entende que o resultado das urnas mostrou que questões consideradas vitais para o clube por ele foram ignoradas pela maioria dos sócios. Temas que envolvem modalidades como a peteca e a bocha foram mais valorizados por grande parte dos eleitores, segundo o candidato derrotado.

"Tentei fazer uma gestão técnica, mas ninguém quer as finanças resolvidas. O cara quer a política, o sócio quer as benesses, pensa nas coisas pequenas. Não fui criado para isso, não tenho berço para isso, não sirvo para isso. Então, o Corinthians segue", disse Gobbi.

Estorvo

Em seguida, o ex-presidente falou de sua tristeza. "Parece que a gente é um estorvo, fico muito triste. Era para assumir a gestão e começar um trabalho firme, de corte de despesas, algo que leva tempo. Com profissionalização em todas as áreas. O sócio deve estar satisfeito. Com todo esse meu currículo, os sócios falaram o que pensam do Gobbi", afirmou o ex-dirigente.

As marcas deixadas pela última eleição no ex-integrante do Renovação e Transparência, grupo de Andrés e Duilio, parecem irreversíveis. Tanto que ele assegura que não se candidatará novamente à presidência.

"Os sócios querem outros presidentes, merecem outros e terão outros", disparou Gobbi.

Isso não significa que ele se ausentará da vida política alvinegra. "A omissão nos dá repugnância. Não posso me omitir. Não serei protagonista, mas vou apoiar quem merecer, sei bem quem é quem no clube", afirmou.

Críticas

Membro do Cori (Conselho de Orientação) por ter ocupado a cadeira presidencial, ele não tem participado das reuniões online do órgão. Diz estar cansado de decisões políticas, não técnicas. "Por que eu vou perder meu tempo [votando tecnicamente] perdendo de 16 a 2?", disse.

Gobbi critica a atual gestão. Segundo ele, não houve o corte de despesas que o clube precisa, e o superávit de R$ 394 mil no primeiro semestre, anunciado com destaque no site do clube, não corresponde à realidade.

"Deixam de recolher FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e de pagar impostos e apresentam superávit. Então, esse superávit não é real. Isso estoura lá na frente. É assim que eles administram o clube", argumentou. Ele também afirmou que falta a profissionalização de todas as áreas.

Duilio rebate

Procurado por meio da assessoria de imprensa do Corinthians, Duilio respondeu que discorda das declarações de Gobbi e ainda citou a gestão do ex-dirigente ao justificar a atual situação financeira do Alvinegro. A seguir, confira na íntegra a resposta de Duilio:

"Não concordo com as declarações do ex-presidente. Todas as obrigações do clube são reconhecidas na contabilidade pelo regime de competência, independentemente de estarem quitadas ou não.

Estamos de fato com atrasos de pagamentos por conta da nossa dificuldade de fluxo de caixa, perdas de receitas oriundas da pandemia (ex: Fiel Torcedor) e bloqueios judiciais frequentes, inclusive por processos relativos à gestão 2012-2014, pela qual Gobbi respondia.

Temos hoje profissionais altamente qualificados em todas as posições chaves do clube e contamos com o apoio das renomadas empresas de consultorias Falconi e KPMG. Essas medidas geraram economias importantes de custos e permitiram gerações de novas receitas. Por fim, nossos balancetes estão disponíveis no site do Corinthians para consulta pública."

Se inscreva no canal Ricardo Perrone no YouTube.