Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Dívida da WTorre rende ao Palmeiras 20 meses sem aluguel em sala de troféus

Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

26/08/2021 14h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por conta do acordo feito para a construção do Allianz Parque, o Palmeiras terá que pagar aluguel para a WTorre para usar a área em que fica a sua nova sala de troféus. Tal situação gera críticas da oposição. Porém, o blog apurou que nos primeiros 20 meses o Alviverde não fará pagamentos. Isso por conta de uma dívida da construtora com o clube.

O espaço será inaugurado nesta quinta (26), aniversário de 107 anos do Palmeiras.

A área escolhida é anexa ao estádio, por isso faz parte do contrato que prevê pagamento de aluguel.

O tema foi debatido no COF (Conselho de Orientação e Fiscalização) do Palmeiras, após apresentação feita pela diretoria. Mustafá Contursi, um dos líderes da oposição, se manifestou de forma contrária à ideia de o clube pagar o aluguel estipulado pela WTorre para poder usar a área como sala de troféus.

Pelo menos parte dos opositores entende que a direção deveria escolher um local exclusivamente seu, pelo qual não precisasse pagar.

Conforme apuração do blog, ao negociar o uso da área, o Palmeiras conseguiu que valores devidos pela construtora a ele fossem usados para quitar os primeiros 20 meses de aluguel. Só depois desse prazo o Alviverde começará a pagar. O preço do aluguel e o valor da dívida não foram revelados pelas partes. Segundo fontes ouvidas pelo blog, o débito não será zerado com os 20 meses sem aluguel.

Procurada por meio de sua assessoria de imprensa, a WTorre afirmou que não comenta questões contratuais envolvendo seus parceiros.

O Palmeiras também não quis se manifestar a respeito do assunto, de acordo com seu departamento de comunicação.

Em junho, o clube divulgou em seu site que o contrato estabelece a locação "de uma área de 2.200 m² no primeiro piso do Allianz".

A mesma nota diz que "o acordo terá duração de pouco mais de 23 anos, quando chegará ao fim o prazo de exploração do Allianz Parque pela Real Arenas, empresa da WTorre."

Sobre parte da oposição entender que o clube deveria ter escolhido uma área de sua sede que não estivesse vinculada à construtora, duas fontes ligadas à diretoria disseram aí blog que não havia outro espaço com o mesmo tamanho e qualidade para a instalação da sala de troféus.

Uma das expressões usadas para rebater os opositores foi: "o Palmeiras do puxadinho ficou no passado".

Outro argumento utilizado para defender a locação é o fato de o contrato com a WTorre prever o repasse para o clube de parte das receitas obtidas pela construtora com aluguel na área da arena. Ou seja, uma parcela da despesa voltará aos cofres palmeirenses.

Eleição

Outra crítica feita por alguns opositores é de que a inauguração se transformou num evento para ajudar a campanha eleitoral de Leila Pereira.

A tese é de que a diretoria deixou para fazer a inauguração pouco depois de Leila lançar oficialmente sua candidatura à presidência.

Genaro Marino, um dos líderes oposicionistas, diz que a questão da sala de troféus é antiga e poderia ter sido resolvida antes. "A gestão está fazendo o trabalho para a candidata", disse Marino. Ele também é contra o uso de um espaço que necessite pagamento de aluguel.

Outra queixa é de que nenhum conselheiro da oposição foi convidado para inauguração. Leila, que é conselheira, estará lá.

O discurso na diretoria é de que a data foi escolhida por ser o aniversário do Palmeiras e que nenhum conselheiro foi convidado para a inauguração. Nem os da situação. Leila, que é conselheira, foi convidada como patrocinadora (Crefisa e FAM).

Os membros do conselho, situacionistas e opositores, foram convidados para um almoço no local nesta sexta. Eles também terão dois dias de visitação exclusivos para eles, com direito a três acompanhantes.

Ainda segundo fonte ligada à direção, não havia como antecipar a inauguração porque o acordo foi fechado em junho e foi feito um trabalho "em tempo recorde" para permitir a abertura no aniversário do clube.

Indagada sobre as críticas da oposição, Leila enviou a seguinte nota ao blog, por meio de sua assessoria de imprensa:

"Em virtude da pandemia existe uma limitação quanto ao número de pessoas no evento.

Eu inclusive estarei no local por ser patrocinadora, assim como estarão lá outros patrocinadores do Palmeiras.

Lamento que a oposição pense tão pequeno, hoje é aniversário do Palmeiras e o que todos deveriam estar comemorando é que finalmente temos a sala de troféus e evidentemente a data foi escolhida por ser aniversário da SEP e que a inauguração deste espaço tão importante refere-se a própria história de conquistas do nosso clube".