Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Você confiaria sua saúde à Conmebol? Paes confia a saúde dos outros à ela

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes - Beth Santos/Prefeitura do Rio
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes Imagem: Beth Santos/Prefeitura do Rio

09/07/2021 14h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você confiaria a sua saúde à Conmebol, que prometeu vacinar completamente todos os integrantes das delegações presentes na Copa América e não cumpriu a promessa? Confiaria na entidade que organiza a atual Libertadores, competição repleta de casos de covid-19? Confiaria na confederação que transferiu às pressas para o Brasil a Copa América, que teve seleções desfalcadas por conta de testes positivos para o novo coronavírus?

Não sei se você confiaria, mas Eduardo Paes, prefeito do Rio, e seu secretário de saúde, Daniel Soranz, confiam à saúde dos outros à Confederação Sul-Americana.

Tanto que liberaram a presença de público (10% da capacidade de cada setor do Maracanã) na final da Copa América, entre Brasil e Argentina,neste sábado.

O texto da resolução do secretário que autoriza a final com público diz que "a entidade organizadora apresentou protocolos de operação e de credenciamento, com adoção de mecanismos para a saúde dos envolvidos, utilizando ferramentas adequadas para a prevenção ao contágio e propagação do covid-19".

A resolução estabelece uma série de medidas que ficam "a cargo do organizador", como testagem e distância mínima de dois metros entre uma pessoa e outra (ou entre famílias).

Dá para confiar que a Conmebol fará tudo certinho? Provavelmente, Paes responderia que está tudo bem porque a Vigilância Sanitária vai fiscalizar o cumprimento das regras.

E, como está escrito na resolução assinada por Soranz, eventuais infratores estarão sujeitos "às sanções previstas no Decreto Rio 45.585". Ele prevê "multa, interdição, ou cassação do licenciamento" para quem "deixar de executar, dificultar ou opor-se a medidas sanitárias que visem à prevenção das doenças transmissíveis e à sua disseminação, à preservação e à manutenção da saúde".

Está bom para você? Tenho certeza de que para a Conmebol está ótimo.

Se inscreva no canal Ricardo Perrone no YouTube.