Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Opinião: Falha de Volpi foi imperdoável, mas ele não é o único culpado

Léo Chu desarma Tiago Volpi em partida entre São Paulo e Ceará - Marcello Zambrana/AGIF
Léo Chu desarma Tiago Volpi em partida entre São Paulo e Ceará Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

11/02/2021 09h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A falha de Volpi no gol do Ceará, nesta quarta (10), foi imperdoável. Ele já errou outras vezes com a bola nos pés e não deveria ter tentado driblar Léo Chu. Porém, o goleiro são-paulino está longe de ser o único culpado no lance mais marcante do empate em um gol.

Luan também teve participação decisiva na jogada. Primeiro, sabendo da reincidência de Volpi, ele deveria ter tentando evitar a todo custo recuar para o goleiro. Mesmo que fosse mandando a bola para fora.

Ficaria feio para Luan, mas seria menos arriscado para o time. Lembra? Time, coletivo, um por todos, todos por um? Não adianta o jogador só resolver o problema dele e jogar a bomba para o outro. Ela vai explodir do mesmo jeito e atingir a equipe toda.

Nesse ponto é preciso discutir o posicionamento e a iniciativa dos demais atletas que não ofereceram novas opções para o volante em apuros.

Quando resolve tocar para Volpi, Luan já está pressionado pelo jogador do Ceará. Não há mais ninguém entre eles e o goleiro. Léo Chu tem caminho livre para correr e tentar roubar a bola.

Assim, Luan deveria disparar como numa corrida de 100 metros, na diagonal, para oferecer a opção de passe.

Reveja o lance e avalie a velocidade de Luan. Para mim, ele não agiu com urgência que o momento exigia. Quando o volante se coloca para receber o passe, Volpi já tomou a decisão errada de tentar o drible e não há mais o que fazer.

O episódio retrata fielmente o São Paulo nesta temporada. É um time que não corrige seus erros e no qual os jogadores não demonstram solidariedade com os companheiros em campo.

Claro, Volpi, Luan e os demais não são os únicos culpados. Quem os treinou, no caso Fernando Diniz, tem muita responsabilidade.

Se inscreva no canal do Ricardo Perrone no YouTube.