Topo

Perrone

Ideia de jogo de Diniz não merece ser cancelada no futebol brasileiro

Fernando Diniz comanda o São Paulo à beira do campo contra o Atlético-GO -  Heber Gomes/AGIF
Fernando Diniz comanda o São Paulo à beira do campo contra o Atlético-GO Imagem: Heber Gomes/AGIF

01/02/2021 16h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A diretoria do São Paulo não tinha mais como segurar Fernando Diniz, demitido nesta segunda (1°). Já são sete jogos sem vencer. A vantagem de sete pontos na liderança do Brasileirão se transformou em desvantagem do mesmo tamanho para o Internacional, agora o primeiro colocado.

Mais do que a sequência desastrosa, o que justifica a queda do treinador tricolor é sua incapacidade de corrigir erros do time e de substituir alguns jogadores que não vão bem, como Daniel Alves.

Quem não pode levar a culpa é a ideia de jogo de Diniz. O problema não é a "saidinha", como ficou conhecida a saída de bola do São Paulo desde sua área. Injusto que ela tenha sido carimbada como vilã.

Essa é apenas uma ideia de jogo, tem seus pontos fortes e fracos, como todas as outras.

A engrenagem emperrou, na opinião deste blogueiro, por falhas na execução e pela falta de alternativas nos momentos críticos.

Muitos dos erros na "saidinha" e em outros lances que originaram gols dos rivais aconteceram por desatenção dos atletas, falhas de posicionamento e decisões equivocadas.

Diniz tem culpa por não conseguir interromper esses erros e principiante pelo fato de o time não apresentar variações para superar as marcações mais duras.

Toda estratégia que dá certo passa a ser mais marcada pelos adversários. Não seria diferente com a saída de bola tricolor.

Um dos fatores que tinham dado sobrevida a Diniz foi o entendimento da direção de que faltam peças no elenco para uma alternativa de jogo. A carência seria de jogadores rápidos para atuar pelos lados do campo.

Diniz deveria ter pensado nisso lá atrás. E se a forte base são-paulina não é capaz de entregar imediatamente um par de jogadores com essas características, há algo muito errado em Cotia.

Apesar de não ser a principal vilã, a ideia de jogo de Diniz não deve ser fielmente mantida por seu sucessor, seja lá quem for escolhido. Seria uma tortura psicológica para os jogadores dar a eles como única opção de saída de bola algo que faz a torcida pressionar o próprio time, ainda que sem estar no estádio.

No São Paulo, a ideia de jogo que favorece o toque de bola desde o goleiro precisa ser usada bem menos por enquanto.

Mas cancelá-la como proposta no futebol brasileiro por conta do que aconteceu com a equipe de Diniz seria injusto e até um atraso. Mesmo porque foi com ela que o São Paulo chegou a disparar na liderança do Campeonato Brasileiro.

Se inscreva no canal do Ricardo Perrone no YouTube.