Topo

Perrone

Cuca consegue o que queria quando chegou ao Santos: destacar seu trabalho

Cuca, finalista da Libertadores com o Santos - Marcelo Endelli/Getty Images
Cuca, finalista da Libertadores com o Santos Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

13/01/2021 21h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Não dá pra explicar assim com palavras. Eu vim pro Santos pelo prazer do trabalho. Pelo lado financeiro, hoje eu ganho a metade do que eu ganhava em 2018 (no mesmo clube). Até falei pro Cuquinha (irmão e auxiliar): 'vamos porque lá vai ser bom de trabalhar, de aparecer o trabalho'. A gente veio sabendo das dificuldades que existiam. A gente não tem do que reclamar porque a gente sabia que ia ser assim. Que não poderia contratar, que os salários iriam andar atrasando".

A declaração acima foi dada por Cuca em entrevista ao blog na última segunda (11). Nesta quarta (13), o projeto do treinador de fazer seu trabalho se destacar se consolidou com a classificação para a final da Libertadores ao enfiar 3 a 0 no Boca, na Vila Belmiro.

Chegar à decisão da principal competição do continente valoriza o trabalho de todo treinador.

Mas Cuca e seus jogadores levaram para a final um time que foi punido pela Fifa e ficou impedido de contratar. Um clube que foi tumultuado pelo processo que culminou com o impeachment de seu presidente (José Carlos Peres). Uma equipe que sofreu com surto de Covid-19.

Tudo isso faz o trabalho do treinador aparecer mais do que o de quem vai à final com a casa arrumada.

O time de Cuca superou tudo isso e ainda foi dominante contra o Boca na decisão da vaga a ponto de terminar o primeiro tempo nesta quarta com 14 finalizações contra apenas duas dos argentinos, segundo o SofaScore.

A atuação impecável na Vila Belmiro indica, em tese, que Cuca recupera valor de mercado depois de aceitar treinar o Santos pela metade do que recebia por mês no clube em 2018.

O mesmo vale para os jogadores. Como conta o treinador, ele afirmou aos atletas que era preciso esquecer atrasos salariais e pensar em buscar os resultados. O sucesso traria a valorização para cada um.

"O jogador muda de prateleira. Passa a ser um cara que vai poder exigir um contrato melhor porque ele é ganhador. Então, a gente está investindo muito nisso mesmo", afirmou Cuca sobre o que era uma possibilidade de ser finalista.

Agora já é realidade. Depois da melhor atuação do time sob seu comando na atual temporada, Cuca vai enfrentar na decisão Abel Ferreira. Só que o português viu o Palmeiras conquistar a vaga na pior partida desde que ele chegou ao alviverde, na derrota por 2 a 0 para o River, na última terça.