Topo

Perrone

Disputa por indicação de diretor gera incertezas na base do Corinthians

08/01/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O cargo de diretor das categorias de base gera intensa disputa no Corinthians e incertezas no departamento. Grupos políticos ligados ao novo presidente do clube, Duílio Monteiro Alves, tentam emplacar suas sugestões e acirram o clima no Parque São Jorge. Enquanto isso, colaboradores não sabem se permanecerão em seus cargos.

Duílio havia definido o promotor Nadir de Campos Júnior para ocupar o posto. Porém, conforme apurou o blog, o presidente não gostou de Nadir confirmar o convite em entrevista antes de ser nomeado. Nem da notícia sobre problemas pessoais do promotor, como a acusação de se apropriar de um carro de uma concessionária após um test-drive. Conforme apurou o blog, o presidente somou os dois fatos e desistiu da nomeação.

Por sua vez, Nadir divulgou nota afirmando que declinou do convite. Ele nega a acusação feita pela CAOA Motor do Brasil.

De acordo com a apuração do blog, o promotor havia sido indicado pela chapa liderada pelo conselheiro Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, responsável pelo time sub-23 na última gestão.

O grupo de Jaça é considerado um dos mais fortes no Parque São Jorge, e a tendência é que o futuro diretor das categorias de base seja indicado por essa ala, apesar da disputa pelo cargo ocupado na última gestão por Carlos Nujud, o Nei. Jaça não atendeu às ligações feitas pelo blog e não respondeu às mensagens de texto sobre o tema.

A indefinição gera instabilidade no departamento amador, conforme apurou o blog, porque colaboradores não sabem se permanecerão no clube.

O ex-goleiro Yamada, gerente geral do departamento de formação de atletas, está entre os que não têm a permanência assegurada. Isso significa que a filosofia atual pode mudar em caso de troca no cargo. Atualmente, o clube tem como uma de suas premissas recrutar jogadores para as categorias em que atuam os atletas mais novos, o que costuma exigir investimentos considerados baixos.

Há no Parque São Jorge quem tema que o clima de incerteza facilite a saída de profissionais com convites de outras agremiações.

Recentemente, Rodolfo Leite, supervisor do sub-13 e do sub-11 decidiu deixar o alvinegro. A informação no departamento é de que ele aceitou proposta do Coritiba.

De acordo com uma das fontes ouvidas pelo blog, há o receio de que Jaça convença Duílio a deixar o sub-23 nas mãos do diretor da base. Em tese, isso burocratizaria o aproveitamento dos atletas desse time pela equipe profissional.

O sub-23 é alvo de críticas por parte de integrantes do setor profissional. Eles alegam não terem sido ouvidos a respeito de várias contratações.

Um desses casos é o de Diogo Vítor, ex-Santos, contratado no ano passado. Na ocasião, Jaça disse ao blog que a indicação tinha sido do departamento profissional.

Outra queixa é em relação às seguidas contratações feitas para o sub-23, criado principalmente para absorver os jogadores da base que "estouraram" a idade.