Topo

Perrone

Duílio desiste de nomear acusado de se apropriar de carro após test-drive

06/01/2021 18h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Pedro Lopes, do UOL, em São Paulo

O promotor Nadir de Campos Júnior, que chegou a dar como certa sua nomeação como diretor das categorias de base do Corinthians, sofreu derrota na Justiça em primeira instância por conta da acusação de se apropriar de um carro durante test-drive. Ele nega as acusações, recorre contra a decisão e processa a empresa por danos morais. No dia seguinte à publicação do post, Nadir divulgou nota afirmando que declinou do convite. O blog mantém suas informações.

Porém, a nomeação não vai mais acontecer. De acordo com duas fontes, Duílio Monteiro Alves não gostou de o promotor confirmar em entrevista antes de tomar posse que foi convidado, e a nomeação passou a ficar ameaçada.

A acusação foi noticiada primeiro pelo "Blog do Paulinho", que tratava também de outro imbróglio envolvendo o escolhido para as categorias de base. A repercussão negativa somada às declarações precoces de Nadir fizeram Duílio desistir de nomeá-lo. Por enquanto, não há definição sobre quem ocupará o cargo.

Este blog e a reportagem do UOL Esporte tiveram acesso ao processo no qual o promotor é acusado de esbulhar (privar de posse) a empresa.

Em 19 de julho de 2019, a CAOA Motor do Brasil entrou com um pedido de reintegração de posse contra Nadir.

A empresa alega que o promotor fez um test-drive com um veículo da concessionária de Marília afirmando ter interesse em comprar o carro. Mas, enquanto dirigia, ele disse ao representante da loja que não devolveria o veículo porque havia comprado na mesma concessionária um carro para sua filha e que o automóvel não havia sido entregue.

De acordo com a versão da CAOA, Nadir levou o carro para o estacionamento privativo de uma delegacia, com o vendedor dentro do veículo, e lá confirmou que não faria a devolução.

De acordo com os advogados da empresa, o representante da CAOA chamado para cuidar do caso foi orientado na delegacia a registrar boletim de ocorrência. O veículo permaneceu com Nadir.

Na decisão que condenou o promotor a devolver o veículo, em novembro de 2019, o juiz Ernani Desco Filho resumiu assim a acusação:

"CAOA Motor do Brasil LTDA promove a presente ação contra Nadir de Campos Júnior, alegando ser empresa integrante do Grupo CAOA e que possui um showroom com diversos veículos disponíveis para test-drive em sua concessionária localizada em Marília/SP, dentre eles um Hyundai Creta, cuja posse foi esbulhada pelo réu, porque não entregue outro veículo que havia adquirido na concessionária para sua filha. Explica que a entrega ainda não havia ocorrido por entraves burocráticos, especialmente em razão de parte do pagamento ter sido efetuada por meio de consórcio, ainda não compensado na rede bancária. Em consequência requereu, liminarmente, a reintegração de sua posse, ao final, a confirmação da tutela de urgência."

Na mesma decisão, o juiz explica assim a defesa do promotor:

"Citado, o réu contesta negando o esbulho. Alega que o preposto da ré tentou efetuar uma venda casada de um Creta por ocasião da aquisição de um veículo HB20 para sua filha, e que lhe foi autorizado permanecer na posse do bem até que o HB20 lhe fosse entregue, tanto é assim, que o seu veículo, um Kia Sportage, permaneceu na concessionária para realização de vistoria cautelar para ser utilizado como eventual parte do pagamento para aquisição do Creta".

No entanto, o juiz entendeu que Nadir não comprovou sua versão e determinou a reintegração de posse, tornando definitiva a liminar concedida anteriormente. O magistrado também considerou improcedente o pedido de Nadir para ser indenizado por danos morais. Ele recorre.

Outro lado

Procurado pelo blog, Nadir disse que estava no hospital e que ainda não tinha sido comunicado por Duílio sobre a desistência em relação à sua nomeação para a diretoria das categorias de base.

A respeito do processo envolvendo a CAOA, afirmou, por meio de mensagem de texto o seguinte:

"Se for um jornalista sério não vai publicar. Trata-se de matéria ainda não julgada pelo TJ (Tribunal de Justiça). Está sub Judice."

Indagado sobre qual seria o erro de publicar que ele sofreu condenação em primeira instância e está recorrendo, o ex-futuro dirigente não respondeu até a publicação deste post.

Atualização

Nesta quinta (7), Nadir divulgou a seguinte nota:

Honrado com o convite para a Base de Corinthians, ciente de que as funções são remuneradas, violando dispositivos da LOMP (Lei Complementar 734/93), respondo que não posso me afastar da carreira, me colocando a disposição da Diretoria para auxiliar naquilo que for fiel, firme e valioso".

Nota do blog: a apuração do blog é de que o promotor foi convidado para o cargo de diretor estatutário das categorias de base, que não é remunerado.