Topo

Perrone

SPFC escolhe presidente em ato final que escancara seu atraso eleitoral

Leco, presidente do São Paulo em fim de mandato - Marcelo Zambrana/AGIF
Leco, presidente do São Paulo em fim de mandato Imagem: Marcelo Zambrana/AGIF

12/12/2020 10h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O São Paulo escolhe neste sábado (12) seu presidente no round final de um processo que escancara o atraso tricolor em relação a seus principais rivais no quesito eleitoral. Júlio Casares, favorito, e Roberto Natel disputam o voto dos conselheiros.

Esse modelo já não é usado por Corinthians, Palmeiras e Santos, que também define seu presidente neste sábado. Nas três agremiações, o voto é do associado, sistema mais democrático já que amplia o número de votantes.

Enquanto o São Pelo segue acorrentado ao velho método, os sócios-torcedores do Corinthians, por exemplo, pressionam para também poderem votar. Isso mostra o tamanho da defasagem tricolor. O clube do Morumbi ainda nem atingiu um degrau que já começa a ficar desbotado em outros cantos.

Além de o voto ser indireto, a eleição na qual 100 conselheiros foram eleitos, no último dia 28, tem um pedido de recontagem de votos na Justiça e foi marcada até por briga envolvendo conselheiro.

Não são poucos os sócios e integrantes do conselho tricolor que afirmam desacreditarem no processo eleitoral e reclamam de baixarias durante a campanha.

Por tudo isso, o substituto de Leco na presidência deveria liderar a discussão para mudar o estatuto do clube no que diz respeito ao método de votação, entregando o poder diretamente ao sócio. Também é preciso um conselho que seja mais técnico do que político, começando por seu presidente, para dar ao São Paulo a reforma que ele precisa e também para punir a turma da porrada e outras baixarias com rigor.