Topo

Perrone

Estatísticas mostram que Diniz alcançou equilíbrio entre ataque e defesa

Fernando Diniz comanda o São Paulo em jogo contra o Sport, no Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Fernando Diniz comanda o São Paulo em jogo contra o Sport, no Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

07/12/2020 10h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Os times de Fernando Diniz são ofensivos, mas frágeis na defesa". A afirmação que perseguiu o treinador durante praticamente quase toda sua carreira está sendo soterrada pelas estatísticas do São Paulo, atual líder do Brasileirão.

A equipe do Morumbi confirma o gosto de seu treinador pelo ataque com a segunda maior marca de gols marcados no Nacional, ao lado do Flamengo. Cada um balançou a rede 38 vezes. Só Atlético-MG, com um jogo a mais, marcou mais: 43 vezes.

Mostrando equilíbrio entre ataque e defesa, o São Paulo é, ao lado do Grêmio, o clube que menos levou gols até aqui. Nos dois casos, foram 20 em 23 partidas. Média de aproximadamente 0,8 gol sofrido por jogo.

Os ofensivos Flamengo e Galo têm desempenho pior defensivamente. Cada um viu sua meta ser vazada 31 vezes na competição. Os comandados de Sampaoli ostentam média de 1,29 gol sofrido por apresentação. A marca do rubro-negro é de 1,3 gol tomado por jogo.

Outra demonstração de equilíbrio entre defesa e ataque dada pela equipe de Diniz está na contagem de finalizações feitas e recebidas por partida.

De acordo com o site "WhoScored.com" o São Paulo é, empatado com o Flamengo, o segundo time que mais finaliza em média por jogo. Ambos têm marca de 15,1 finalizações por partida. O Atlético-MG lidera esse ranking com média de 16,8 arremates por jogo.

O fato de finalizar tanto não significa que o time de Diniz dá espaço para seus rivais fuzilarem a meta tricolor. Também de acordo com o "WhoScored.com", o São Paulo é quem ostenta menor média de finalizações contra sua meta por partida no Brasileirão: 9,5.

Em termos de comparação, o Atlético-MG, vice-líder do campeonato, concede 10,1 arremates, em média, a seus adversários por partida. O Flamengo, terceiro colocado, tem média de 11,6 disparos contra seu gol por jogo.

Com o bom desempenho de sua defesa sem perder poder de fogo no ataque, Diniz silencia a maior parte das críticas que recebeu de torcedores do São Paulo durante a disputa do Brasileirão de 2020.