Topo

Perrone

Médico da CBF alertou clubes e pediu rigor com prevenção contra covid-19

Lisca abraça torcedores na rua após classificação do América-MG na Copa do Brasil - Reprodução/Twitter
Lisca abraça torcedores na rua após classificação do América-MG na Copa do Brasil Imagem: Reprodução/Twitter

20/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No último dia 9, a CBF alertou médicos dos clubes que disputam todas as séries do Brasileiro sobre o aumento de casos de covid-19 no Brasil e pediu rigor no cumprimento do protocolo de prevenção criado pela entidade.

No entanto, nos últimos dias, vários atletas testaram positivo para o novo coronavírus. Palmeiras, Vasco, Santos e Atlético-MG enfrentam surtos da doença.

O recado foi enviado por Jorge Pagura, presidente da comissão médica da CBF em grupos de WhatsApp com médicos dos clubes. No mesmo dia, o Santos divulgava resultados positivos

"Atenção colegas, temos observado um certo aumento nos casos de covid-19, recentemente, em nosso país. Orientamos a necessidade de se manter o rigor das medidas protetivas estabelecidas a fim de se alcançar uma maior segurança dentro dos ambientes dos clubes", diz o alerta encaminhado pelo responsável pela área médica da CBF.

"Essa comunicação foi feita em 9 de novembro. Nós sempre reiteramos o seguimento do protocolo", afirmou Pagura.

José Sanchez, um dos médicos do São Paulo, confirmou a versão do colega que atua na CBF.

"Recebi essa mensagem no grupo de médicos da Série A, mas não precisamos mudar nada (no São Paulo) porque fazemos tudo da mesma forma desde o começo. Máscara, álcool em gel, a maneira de se alimentar, estamos sempre olhando. Às vezes, tem algum deslize, a gente reclama, pega no pé", disse Sanchez.

Pagura não quis comentar casos recentes que destoam do protocolo. Um deles aconteceu na noite da última quarta-feira (18). Lisca, técnico do América-MG, se juntou a torcedores que comemoravam a classificação do time para as semifinais da Copa do Brasil, após vitória nos pênaltis sobre o Internacional. A maioria não usava máscara.

Fernando Diniz, treinador do São Paulo, sem máscara, cumprimentou e abraçou dois torcedores do time após saudar tricolores que se aglomeravam do lado de fora do Morumbi, onde ficaram durante a vitória sobre o Flamengo, que também assegurou o São Paulo nas semifinais. Em seguida, o técnico entrou no ônibus do clube.

"Às vezes têm coisas que você não consegue evitar, você está fazendo alguma coisa e alguém te pega de surpresa. Não vi o que aconteceu e não falei com Diniz, prefiro não me manifestar", declarou o médico são-paulino.

Após um dia de folga, o treinador será testado, assim como os jogadores, nesta sexta.