Topo

Perrone

Hamilton reúne habilidades de outros gênios da F-1 em corrida do hepta

Lewis Hamilton comemora conquista de mais um título com funcionários da Mercedes - Bryn Lennon/Getty Images
Lewis Hamilton comemora conquista de mais um título com funcionários da Mercedes Imagem: Bryn Lennon/Getty Images

15/11/2020 10h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lewis Hamilton conquistou seu sétimo campeonato mundial e se igualou a Michael Schumacher em número de títulos na Fórmula 1 numa corrida em que mostrou um pouco de quase tudo que sabe fazer. Largando em sexto no GP da Turquia, neste domingo (15), foi estrategista, se adaptou à pista molhada e extremamente escorregadia, e, claro, foi rápido. Desfilou habilidades que nos acostumamos a ver, muitas vezes separadamente, em outros mitos do esporte.

Resumindo, o britânico fez uma corrida didática para mostrar a seus poucos críticos que não é o que é só por estar no melhor carro da categoria.

O hepta veio num raro final de semana em que a Mercedes teve problemas, o obrigando a largar longe da primeira fila.

Hamilton parecia disposto a correr com o regulamento no cockpit, pensando apenas em marcar os pontos que precisava para ser campeão. Um estilo cerebral, semelhante ao de outros gênios do esporte, como o bicampeão Emerson Fittipaldi e o tetracampeão Alain Prost.

Lewis chegou a errar, perdendo uma posição para Albon, mostrando que não é infalível, assim como outros grandes campeões, mas não estragou sua prova.

A lenda em atividade deu seu bote mostrando que é também bom estrategista, nos lembrando de outro gigante das pistas, o tricampeão Nelson Piquet, especialista no assunto. Preferiu fazer apenas uma parada para ganhar tempo.

Deu certo. E, conforme as condições da pista melhoraram, ele foi ganhando posições até chegar à liderança.

"Ah, mas aí é fácil, a Mercedes voltou a andar bem", pode dizer a turma que não dá o braço a torcer. Devolvo com uma pergunta: "o que estava fazendo o único piloto com a mesma máquina que ele?". Deixe que eu respondo: "levando uma volta dele". Didático, não?

De cara pro vento, Hamilton fez o que mais gosta, acelerou. Rapidamente abriu vantagem sobre os demais, agora nos fazendo recordar justamente de Schumacher.

Ao final da prova vimos sair da Mercedes um hepatacampeão obcecado como o tricampeão Ayrton Senna.

Tudo indica que Hamilton conseguirá superar Schumacher em número de títulos. Não é demérito para o alemão. Pelo contrário. O piloto da Mercedes já é recordista de vitórias e poles, mas ainda não venceu mais mundiais do que Schumacher. Isso só mostra o tamanho do ex-ferarista.