Topo

Perrone

Simplicidade e recado com afastamento de Sidcley fazem Corinthians reagir

Matheus Davó abriu o placar para o Corinthians contra o Inter - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Matheus Davó abriu o placar para o Corinthians contra o Inter Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

01/11/2020 09h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Corinthians perdeu a vergonha de fazer o simples para salvar sua pele no Brasileirão. Deu de ombros pra a exigência atual de sair sempre tocando a bola desde sua área e passou a cobrar tiros de meta como nos anos 1990, quebrando a bola.

Na hora do aperto na área, trocar passes pensando em retomar a posse de bola e fazer uma rápida transição para o ataque, só se for sem correr riscos. Caso contrário, bola pro mato que o jogo é de campeonato.

Com conceitos simples, quase medievais, sem se preocupar se alguém vai achar tosco, o Corinthians venceu o Internacional por 1 a 0, neste sábado (31), e deu mais um passo para longe da zona de rebaixamento do Brasileirão.

Mérito de Vágner Mancini, que fez um arroz com feijão bem feito e matou a fome dos corintianos, até então de barriga vazia com a promessa de Tiago Nunes de servir um menu refinado, mas que nunca chegou à mesa.

Além da simplicidade, o recado dado aos jogadores com o afastamento de Sidcley ajudou o Corinthians a jogar com vontade e atenção contra um dos melhores times do campeonato.

Comissão técnica e diretoria mostraram que a porta está aberta para quem não tiver interesse e concentração. A maioria reagiu bem, deixando Luan deslocado.

É preciso lembrar que o Inter esteve longe de seus melhores dias, em parte pelas dificuldades impostas pelo alvinegro, que apresentou uma defesa organizada. Tanto que os gaúchos não fizeram finalizações certas. E terminaram o jogo com um arremate a menos do que o rival (7 a 8), mesmo tendo 65% de posse de bola, segundo o site especializado SofaScore.

O resultado foi importante não só para o corintiano respirar mais aliviado, mas também para o clube voltar a ser respeitado pelos rivais na Neo Química Arena depois de ser surrado em casa por 5 a 1 pelo o Flamengo.

Mancini foi dormir com a sensação de ter justificado o salário. Ele foi contratado para isso, não para transformar o futebol corintiano em arte moderna. E é esse mesmo o caminho para quem estava desesperado. O momento é de ser simples para sobreviver.