PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Menon


Menon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Turíbio promete revolução no Reffis

Conteúdo exclusivo para assinantes
Menon

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar. Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.

24/09/2021 12h22

O fisiologista Turíbio Leite de Barros será homenageado amanhã, dia 24, pelo Conselho Deliberativo do São Paulo. Ao mesmo tempo, apresentará um projeto de renovação total do Reffis. Uma revolução, segundo pessoas com quem conversei.

A ideia é trazer aparelhos de última geração para o Reffis, nas áreas médica, física e recuperação de lesões. Alguns aparelhos, como uma câmara hiperbárica, já foram conseguidos.

O termo "gente muito forte" foi utilizado algumas vezes para definir as pessoas que estariam no projeto. Muito forte nas áreas de biomecânica, nutrição, fisioterapia, medicina e tratamento de lesões.

A ideia não é se igualar aos outros clubes. É voltar a ser uma referência.

Eu conversei com Turíbio, e ele, de forma muito gentil, recusou-se a falar sobre o assunto. Não confirmou a ida ao Conselho.

Aceitou apenas lembrar como foi o início do Reffis em 2001. E tem a ver com Kaká, que estava subindo da base. Tinha 1m86 e 73 quilos. Após sua estreia contra o Botafogo, quando fez dois gols, Turíbio aproveitou a oportunidade.

Foi com ele até uma feira de aparelhos fitness. E o apresentou no Stan da Life Fitness. Disse que precisava de aparelhos para o tronco e membros superiores, algo pouco usado na época. Só se trabalhava com membros inferiores.

A Life Fitness doou os aparelhos. Kaká ganhou dez quilos de massa muscular. E Juvenal Juvêncio, então presidente, percebeu a oportunidade e fez a modernização total do Reffis, que passou a ser referência no Brasil.

E que agora corre atrás para voltar a ser.

Menon