Topo

Menon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O Brasil precisa de um jogador gay urgentemente

02/07/2021 12h22Atualizada em 02/07/2021 12h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, assumiu sua homossexualidade no programa de Pedro Bial. Um fato muito importante, mesmo quando lembramos que ele apoiou Bolsonaro, que é homofóbico, e que Bial foi transfóbico ao entrevistar Ronaldo e tocar no assunto de seu encontro com travestis.

São coisas diferentes. A decisão de Eduardo Leite vai ajudar muitas pessoas a fazerem o básico: dizer ao mundo o que são e, a partir daí, viverem em paz. Ou, pelo menos, em mais paz.

Seria maravilhoso para o Brasil se um jogador de futebol também assumisse sua orientação e, em consequência, a sua vida. Ajudaria muita gente e acabaria com essa cortina de fumaça e esse gueto no futebol.

Existe jornalista gay, engenheiro gay, médico gay, governador gay, jogadora de futebol gay...Só não existe jogador de futebol gay? Impossível. Estatisticamente impossível.

As pessoas têm o direito de ser o que são. E de viver como são. Sair na rua de mãos dadas, beijar na boca, namorar. Não interessa se são duas bocas de homem ou duas mãos de mulheres.

É evidente que um jogador assumidamente gay sofreria com pressões e preconceitos. Não se pode exigir nada. Mas seria um grande passo para um Brasil mais fraterno.

Em 2017, quando Kid Vinil morreu, escrevi sobre a dor de não poder gritar o amor.

Leia, por favor.