Topo

Menon

Leonardo Gaciba merece impeachment. Palmeiras está na briga

09/01/2021 21h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Toda a indecisão do árbitro Dyorgenes José no final de Sport 0 x 1 Palmeiras comprova a ruindade da arbitragem brasileira, comandada muito mal por Leonardo Gaciba.

Nos acréscimos, o zagueiro do Palmeiras chutou a bola na mão de Rony, seu companheiro. O árbitro deixou o jogo seguir. Depois, parou e deu pênalti. Em seguida, passou a conversar com Igor Benevenuto, responsável pela arbitragem de vídeo. Foi até lá e desistiu da marcação.

Cinco minutos de bola parada. Um absurdo.

E a explicação?

Juiz não fala.

A gravação da conversa não é mostrada.

Vamos ouvir Rony.

"Realmente, a bola bateu na minha mão, mas foi muito rápido, veio do zagueiro e não tive tempo de desviar. Só se eu jogar assim (cruzando as mãos sobre o peito)"

Ora, essa é a desculpa de todo zagueiro em lances semelhantes.

E muitos pênaltis são marcados.

E aquele pênalti marcado contra Piton, do Corinthians, que estava de costas para a bola? Hou outro contra Brenner, que também estava de costas.

Quem errou? O de hoje, os outros dois? Todos os três? Todos estavam certos?

Não há critério único. Gaciba não consegue fazer todo árbitro ter a mesma interpretação em lances semelhantes.

A falta de critérios, a demora nas decisões e o segredo das gravações atrapalham muito o futebol. Culpa do Gaciba.

A certeza é que um gol naquele momento seria um castigo para o Palmeiras, que, após desacertos iniciais que deram chances a Patrick, dominou todo o jogo. Fez um gol no primeiro tempo e poderia ter feito outros mais no segundo.

O time continua na briga. Se a turma de cima continuar fazendo desaforo para o título terá problemas com o sólido time de Abel Ferreira.