PUBLICIDADE
Topo

"Djokovid" brinca com fogo e se desmoraliza como líder no tênis.

Novak Djokovic e sua esposa, Jelena Djokovic, durante etapa de Belgrado do Adria Tour - Reuters
Novak Djokovic e sua esposa, Jelena Djokovic, durante etapa de Belgrado do Adria Tour Imagem: Reuters
Menon

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar. Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.

23/06/2020 12h18

Djokovic é um grande tenista. Enorme. Vencedor de 17 Grand Slams, número um do ranking e o primeiro a faturar mais de 100 milhões de dólares em premiação.

Mas não é admirado apenas por isso. Sua história de vida é bonita. Sofreu com a guerra que determinou o esfacelamento da Iugoslávia. Chegou a se esconder em um porão durante um bombardeio. Tem ações sociais na Sérvia. E é um tremendo gozador, com hilárias imitações, que vai de Maria Sharapova a Guga.

Todo esse capital humano, que vai além do dinheiro - e ajuda a trazer mais dinheiro - está sendo questionado. Em cheque.

A pandemia está mostrando um novo Novak Djokovic. Tudo começou em abril. Participava de uma live com outros tenistas e disse que, se houvesse uma vacina contra o Covid, ele se recusaria a tomar. Afirmou ser contra a vacina e que não gostaria de ser obrigado a tomar para poder viajar.

Uma besteira. Se um país exigir a vacina para recebê-lo, com certeza tomaria. Deixaria de jogar.

E agora, o ápice. Djokovic, presidente do Conselho de Jogadores da ATP resolveu promover uma série de jogos, o Adria Tour. Houve etapas na Sérvia e na Croácia e não houve a final. Muita festa, comemoração e...jogadores infectados. Inclusive Djoko e Helena, sua mulher.

Para justificar a irresponsabilidade, falou em boas intenções, coração puro, compaixão etc.

Blá blá blá.

O boa praça é negacionista.

O presidente do Conselho de Jogadores promove a infecção de jogadores.

Djokovic destrói a imagem de Djoko.

Menon