Topo

Menon

Isolado, treinador Bolsonaro não consegue demitir perna de pau em boa fase

07/04/2020 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A metáfora futebolística estava aí, pedindo me chuta, me chuta, me chuta e eu não vi. Mas, depois, percebi o que vemos muito no futebol: presidente de clube não consegue demitir treinador que tem apoio da torcida e da diretoria. Bolsonaro e Mandetta. Pode ser também o treinador sem força para demitir artilheiro.

E eu nunca vi uma solidão tão patética como a de Bolsonaro diante de apoiadores prometendo que, na hora certa vai demitir as estrelas de seu governo. Uma roupa que não condiz com o cargo, deixando perceber as sequelas da facada. Voz embargada, triste, de alguém que sabe estar sozinho. Seus lamentos e ameaças eram seguidos de améns e mais améns de fiéis da seita bolsonarista

O olhar é de um ressentido. A promessa de usar a caneta é como a ameaça de uma tocaia. Mas não é de alguém frio e calculista. É apenas de um sujeito tosco, sem cultura e com dificuldades de expressão. De alguém que estaria na linha de frente da Revolta da Vacina, contra Oswaldo Cruz. Ele realmente acredita que pode enfrentar o coronavirus vi jejum o oração.

Bolsonaro não tem a seriedade de uma criança que faz xixi nas calças com medo da Loira do Banheiro ou do Homem do Saco.

Ele é como a Dona Chave, doce doida de Casa Branca querida do finalzinho dos anos 60. Os namorados, sentados em bancos do coreto, eram surpreendidos por ela, com umolho de chaves. Parava em frente dos casais e dizia que era proibido ir atrás do coreto.

Tá, tá, tá, tá bom, ninguém vai. Prometo. E ela continuava seu caminho.

Ninguém tratava mal, ninguém levava a sério.

Bolsonaro é tão incapaz gerencialmente como tosco intelectualmente que faz a gente ter a impressão que Mandetta, o Ministro da Saúde é bom.

Não é.

É o que tem para hoje.

Um perna de pau em boa fase.

Mandetta é contra o fortalecimento do SUS, é a favor dos planos de saúde privados, é golpista. Votou a favor do teto de gastos e foi ferrenho adversário do Mais Médicos.

Mas é médico. Acredita no Conhecimento. Por isso, causa tanta inveja.

Quem tem Bolsonaro presidente, fica feliz em abraçar porco espinho. Parece travesseiro.