Topo

Menon

Dudamel, digno, é despedido após comédia de erros

27/02/2020 14h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para mim, a imagem que ficará de Dudamel no Galo, será a defesa enfática do volante Zé Welison, após a derrota, em casa para a Caldense.

Disse a verdade cristalina: um jogador de futebol não pode ser tratado como se fosse um marginal, por causa de um erro no jogo.

Foi bonito. Um exemplo.

O resto, foi uma comédia de erros que os números podem mascarar: 4 vitórias, 4 empates e duas derrotas. Pouco mais de 50% de aproveitamento.

Na real: eliminado da Copa Sul-americana pelo Unión, 18° do campeonato argentino e eliminado da Copa do Brasil pelo Afogados, da série D do Brasileirão.

E o Mineiro? Está em quarto lugar em um campeonato com três clubes.

E poderia ser diferente? Poderia, mas seria uma surpresa.

Por que daria certo? Treinador da seleção venezuelana, sem experiência em clubes e sem experiência internacional. Difícil dar certo.

Como esse treinador foi contratado? Um agente saiu em busca de uma colocação para ele, desgostoso com o salário recebido na Venezuela.

E o que esse agente pode ter dito para convencer os dirigentes do Galo? Que fez um bom trabalho na seleção, chegando duas vezes às quartas da Libertadores e que levou a sub-20 ao vice campeonato mundial?

Só isso? o Galo não questionou nada, não pediu outros números?

Ficou contente com o que viu e contratou. E a torcida fez festa no aeroporto. Por que estava tão confiante? Ou faz festa para qualquer um? Ou obedece tudo o que a diretoria decide fazer?

E chega Dudamel. Pediu Borrero e Savarino. Foi atendido. Pediu Soteldo e não deu certo. E agora, como fica essa herança? Os jogadores serão aceitos pelo novo treinador? Ficarão encostados? Ou o Galo vai emprestar, pagando salário?

Dudamel não chegou só. E não vai só. Com ele, chegaram e saíram um auxiliar, um preparador físico e um analista de desempenho.

Ora, o Galo não tem um preparador físico e um analista de desempenho? Precisa trazer de fora, pagar salário e multa para despedir?

E o ato final da comédia de erros. Dudamel trouxe com ele um coach motivacional. Piada, não? Motivação em espanhol.

Como um gigante como o Galo aceita tantos pedidos de um treinador desconhecido?

Agora, o Atlético fica com as dívidas e multas e sai em busca de novo treinador. E Dudamel passa a ter currículo: dirigiu um dos maiores clubes do futebol brasileiro.