Topo

Menon

Ana Paula desprestigia o Paulistão

Árbitro  Flavio Roberto Mineiro Ribeiro, durante partida entre São Paulo e Novorizontino - Marcello Zambrana/AGIF
Árbitro Flavio Roberto Mineiro Ribeiro, durante partida entre São Paulo e Novorizontino Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

16/02/2020 12h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A FPF permite que os clubes inscrevam duas listas diferentes de jogadores. A primeira, dos "profissionais" tem 26 nomes, sendo três goleiros.

A segunda é a lista "da base", com número ilimitado. Envolve jogadores entre 16 e 21 anos, que tenham disputado ao menos uma competição de base e que tenham ao menos um ano de contrato.

E só podem estar em campo, ao mesmo tempo, cinco jogadores da lista.

Por que a Federação faz isto? Para proteger seu "produto". Para impedir que os clubes coloquem o sub-20 na competição.

Pois bem. E a arbitragem? Parece claro que há um projeto de indução de renovação da arbitragem. É preciso ter gente nova.

E Flávio Roberto Ribeiro, de 24 anos, fez o que fez no jogo São Paulo x Novorizontino. Foi afastado. Não deveria ter sido escalado.

E Douglas Marques? Este não é jovem, mas é fraco. Foi muito criticado por Palmeiras e Ponte, foi muito mal em Brusque x Sport e...é escalado para o clássico São Paulo x Corinthians.

Os corintianos reclamam que ele não deu o segundo amarelo em Vitor Bueno. Os são-paulinos reclamam que ele não deu pênalti em Igor Gomes. Os dois estão certos.

Ora, se a Federação exige times com poucos juniores em campo, deveria retribuir com árbitros provados. Ninguém é infalível, mas Ana Paula de Oliveira, a responsável pela arbitragem, poderia recorrer a Rafael Claus ou Luis Flávio de Oliveira. Não é certeza de arbitragem sem erros, mas é um passo correto.

E deixar os jovens iniciarem a carreira na A-2. E colocar os ruins para amigaveis peladas entre... árbitros.