PUBLICIDADE
Topo

Menon


Flamengo, o segundo melhor time do Brasil

Menon

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar. Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.

17/01/2020 15h17

O Flamengo é o segundo melhor time do Brasil. E qual é o primeiro? O Flamengo também. Não há dúvidas sobre o primeiro posto. Sobre o segundo, talvez.

Vamos comparar?

César; João Lucas, Thuller, Gustavo Henrique (ou Mari) e Renê; Tiago Maia, Diego e Pedro Rocha; Michael, Pedro e Vitinho.

Quem é melhor que este time reserva do Flamengo? Palmeiras? Grêmio? Santos? São Paulo? Corinthians? Furacão?

Dá para discutir, principalmente porque o ano está começando, algum time pode engrenar, algum jogador, como Michael, pode flopar, mas ninguém pode cravar que são melhores que o Fla 2.

O que se pode dizer, com certeza:

1) Ninguém tem titulares como o Flamengo.

2) Ninguém tem reservas como o Flamengo.

Qual a receita para encarar tamanha superioridade?

Contratar muito bem, sem margem de erro. Ser predominante na América do Sul. Buscar revelações em todo continente. E nos outros também. Não há um bom jogador em Angola ou Moçambique? No Japão ou Coreia?

Ser mais ousado na utilização da base. Walce, jogador de $ 27 milhões, tem apenas cinco jogos no São Paulo.

Enquanto não fizeram nada de criativo para enfrentar a superioridade financeira e, em consequência, técnica do Flamengo, só restará a inveja e o lamento.

Falava-se em espanholização de futebol brasileiro, com apenas dois clubes dominantes. Estamos caminhando para a alemanização, com apenas um.

Menon