Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Futebol inglês deveria corrigir a sua arquibancada antes de provocar Vini

Uma enorme bandeira foi exibida na torcida do Manchester City antes da partida contra o Real Madrid. Era uma provocação a Vinicius Júnior.

Nela, a imagem de Rodri com a Bola de Ouro, vencida pelo volante espanholno no duelo com o brasileiro. E a frase"Stop crying your heart out", algo como "Pare de chorar até cansar".

O óbvio intuito era desestabilizar o jogador do time espanhol. Não funcionou. Vinicius foi o melhor em campo com decisiva participação na virada para 3 a 2 nos instantes finais.

O futebol inglês deu uma guinada com a criação da Premier League, mas perdeu a atmosfera. Com inúmeras restrições aos torcedores, os estádios se transformaram em geladeiras.

Há exceções, eventualmente, mas no geral os frequentadores dos jogos de times mais relevantes na Inglaterra são integrantes de plateias. E isso é muito diferente do que podemos definir como torcida de futebol.

Para completar, cotejos de maior apelo atraem mais e mais turistas, que deixam muitas libras na bilheteria e zero alento na arquibancada. Os visitantes agradecem, naturalmente.

O Manchester City é um clube cujos antigos torcedores em grande parte não têm acesso às pelejas. Quando um time assim se propõe a provocar Vini, chegar a ser pueril. Eles não sabem fazer isso.

Alguém achou que um pedaço de pano com uma frase tola derrubaria emocionalmente o melhor do mundo na eleição da Fifa? Quanta ingenuidade. Faltou muito para chegarem perto do objetivo.

Antes de levar bandeirão para provocar quem não deveriam, os ingleses precisam devolver temperatura e vibração aos seus estádios. Por que o do City não é o único frio, gelado, obviamente.

Continua após a publicidade

Se serve para dar esperanças ao time inglês, vale lembrar que o Santiago Bernabeu não é diferente. O problema é que na Champions o Real Madrid costuma vencer em casa, mesmo com sua torcida de teatro.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.