Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Japão mostra que coragem é fundamental ao bater alemães

Jogadores do Japão comemorando gol contra a Alemanha na Copa do Mundo -  Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Jogadores do Japão comemorando gol contra a Alemanha na Copa do Mundo Imagem: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

em Doha (Qatar)

23/11/2022 12h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Primeiro tempo de jogo, Alemanha 1 a 0 sobre o Japão com 14 finalizações germânicas e 81% de posse de bola. Segunda etapa: 12 arremates do time europeu contra 11 dos orientais, que comandaram esse quesito até os instantes finais. Com uma virada, 2 a 1.

No geral os alemães tiveram mais o controle da partida, finalizaram mais e estiveram bem perto da vitória. Mas só correram riscos, a ponto de perderem uma partida aparentemente ganha, quando os japoneses mudaram de postura.

Na etapa final o Japão mudou, marcou no campo ofensivo, fez o goleiro Neuer trabalhar antes mesmo de empatar o cotejo e virou. Com erros do arqueiro da Alemanha e falhas de Schloterbeck, especialmente no segundo tento, de Asano.

Jogadores que vieram do banco fizeram os gols da vitória nipônica (Doan marcou o de empate). Mexidas na formação e na postura do time de Hajime Moryassu. Por outro lado, Hans Flick alterou mal a equipe alemã, que ficou mais lenta, previsível e nitidamente não esperava a transformação do Japão. A chave da vitória, da virada, foi a coragem.

*Estatísticas SofaScore

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube