Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fla: Apesar da 'brodagem', Rodinei não fica e surge a operação vitimização

Rodinei, do Flamengo, reclama durante partida contra o São Paulo - Sergio Moraes/Reuters
Rodinei, do Flamengo, reclama durante partida contra o São Paulo Imagem: Sergio Moraes/Reuters

07/10/2022 17h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Rodinei virou atração e tema de memes nos últimos meses. Vivendo fase bem acima de sua média, passou a ser discutido até como jogador para a seleção brasileira.

Um devaneio. O camisa 22 do Flamengo segue sendo um jogador útil do meio para a frente, mas com muitas deficiências defensivas. E lateral é, antes de tudo, homem de defesa.

Mas as últimas atuações não foram boas. Cientes de que a fragilidade defensiva do Flamengo mora naquele lado direito da defesa, os adversários forçam o jogo por ali.

Contra o Internacional a participação de Rodinei foi claramente ruim nas ações defensivas. Isso quando não estava lá na frente, deixando enormes espaços atrás, um padrão.

Trata-se de um atleta que deveria ser utilizado como ponta. À frente. Como Renato Gaúcho Portaluppi fez no ano passado e, bem antes dele, Zé Ricardo, colocando a dupla Pará-Rodinei por aquele flanco.

Com contrato terminando no fim de 2022, Rodinei não ficará no clube. Já teve seu nome especulado em Atlético Mineiro e Botafogo. Quem vaza esses rumores normalmente age para valorizá-lo no mercado.

Para isso, quem passa adiante conta com a boa vontade de amigos na mídia. A última é de que Rodinei estaria longe de renovar contrato por causa de críticas "fora do tom".

Isso o estaria deixando mais longe de um novo compromisso com o Flamengo. Mas quem disse que a agremiação quer mantê-lo para 2023?

Rodinei pode ser o sujeito mais legal do mundo num ambiente de trabalho. Mas tecnicamente, como lateral está muito abaixo do nível que um elenco caro como o rubro-negro exige.

O fim de contrato de antigos caciques do elenco pode fechar um ciclo de brodagens prejudicial. Diego Alves e Diego Ribas não permanecerão. Filipe Luís tem futuro ainda indefinido.

A camaradagem é tamanha que nitidamente Dorival Júnior tem receio de barrar jogadores como Rodinei e ficar mal com o grupo. Isso fica claro com o não aproveitamento de Varela.

No Brasileirão 2020 Rodinei, então adversário, foi expulso e o Flamengo virou o jogo para adiante ser campeão. Após aquele jogo contra o Internacional, Filipe Luís disse à TNT Sports:

"O Rodinei é muito meu amigo (…). Amo esse cara, já me deu muitas alegrias, ganhei título com ele. (…) Quando ele pisou no meu tornozelo, eu sabia que ele ia ser expulso. (…) A primeira reação que eu tive, foi falar para o juiz: 'Não expulsa, porque eu sei que não foi na maldade'. (…) Mas, sabendo de quem se trata e do jogo que era, eu decidi ter essa iniciativa, junto com o Diego Ribas, fomos falando que era para amarelo".

A brodagem e o carinho com os amigos de time parece maior do que a vontade de vencer. Você imagina Jorge Jesus concordando com isso? Passa da hora de o Flamengo virar essa página.