Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Comentarista que não é jornalista também deve ter compromisso com os fatos

VAR em ação em jogo do Brasileirão  - Fernanda Luz/AGIF
VAR em ação em jogo do Brasileirão Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Mauro Cezar Pereira

04/09/2022 20h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ex-jogadores e ex-árbitros de futebol que são transformados em comentaristas não são obrigatoriamente jornalistas. Mas quando ganham a oportunidade de falar ao microfone, devem assumir uma responsabilidade básica da imprensa: o compromisso com os fatos.

Não é aceitável que desinformem, que distorçam a realidade. E isso deve se estender às redes sociais, pois as pessoas seguem esses personagens em função de suas aparições na mídia. E estamos tratando de algo sério.

Quando um comentarista de arbitragem não vê uma partida de futebol porque está trabalhando na transmissão de outra, não deve analisar lances do jogo em que não assistiu. Ainda mais tirando do contexto.

Esse tipo de postura gera engajamento sujo, pois se alguém insinua que o time "xis" foi beneficiado, os torcedores dos demais tenderão a concordar. E compartilhar.

Uma grande irresponsabilidade. Digna de cartão vermelho direto. Especialmente para quem é tão incapaz que diariamente torna mais absurdo, incompreensível o espaço que ocupa. E não tem VAR para esse pessoal.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube