Topo

Mauro Cezar Pereira

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por estar mal no campeonato argentino, Vélez será moleza para o Flamengo?

Lucas Pratto, atacante do Vélez Sarsfield -
Lucas Pratto, atacante do Vélez Sarsfield

11/08/2022 12h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após 12 rodadas, o Vélez Sarsfield é o 26º colocado entre os 28 times do campeonato argentino. Pela competição o Fortín não vence há quase dois meses, desde os 2 a 0 sobre o Rosario Central em 20 de junho. São oito partidas sem triunfar, com cinco empates e três derrotas. Mas isso significa que será presa fácil para o Flamengo nas semifinais da Copa Libertadores? Não é bem assim.

O time comandado por Cacique Medina, de rápida e fraca passagem pelo Internacional no começo de 2022, está totalmente voltado a certame internacional. Os motivos: não teria como brigar com a mesma intensidade nas duas competições e não corre risco de rebaixamento, mesmo com apenas dois times abaixo dele na classificação da Superliga Argentina, que não chegou à metade.

Por mais estranho que possa parecer para o torcedor brasileiro, no país vizinho o sistema que define quem vai para a segunda divisão é peculiar. Lá contabilizam a média de pontos nas últimas três temporadas. E nesta tabela o Vélez está bem distante do risco de queda, é o sexto colocado, atrás apenas de River Plate, Boca Juniors, Racing Club, Argentinos Juniors e Defensa y Justicia.

Já na Libertadores o Fortín reagiu fortemente e vem em ótima sequência. Sua última derrota foi em 26 de abril (2 a 1 para o Nacional de Montevidéu, em Buenos Aires), mas depois disso empatou duas e venceu cinco pelejas. Nesses sete cotejos de invencibilidade, o Vélez teve a última igualdade no 0 a 0 fora de casa que eliminou o temido River Plate do torneio internacional.

Na derrota para o Unión Santa Fé, no último fim de semana, pelo campeonato, o Vélez entrou em campo com formação 100% diferente da que venceu o Talleres, quarta-feira, em Cordoba, pela Libertadores. Antes do jogo de ida pela competição da Conmebol, o Fortín empatou com o Godoy Cruz, em Mendoza, e as escalações repetiram apenas o goleiro Hoyos e dois jogadores de linha, Gómez e Perrone.

O mesmo vale para o Estudiantes, que enfrenta o Athletico na noite desta quinta-feira. Deste duelo sairá o adversário do Palmeiras. A equipe de La Plata está em sétimo entre 28 clubes na tabela do rebaixamento, o Promedio, ou seja, sem risco. Isso faz com que o modesto 23º lugar na Superliga não tenha tanto peso, como podem imaginar os que observam a classificação sem analisar o contexto.

No campeonato argentino, o Pincha venceu apenas dois jogos nos últimos dez, com cinco derrotas e três empates. Já na Libertadores foram seis vitórias em uma dezena de compromissos, com três empates e apenas uma derrota, para o Vélez, quando já havia assegurado o primeiro lugar na fase de grupos e poupou jogadores.

Entre os dois jogos com o Athletico pela Libertadores, o técnico Ricardo Ziellinski repetiu apenas um jogador no fim de semana, quando empatou sem gols em visita ao San Lorenzo, o zagueiro Luciano Lollo. Ou seja, força total na competição internacional e time reserva na liga local. As prioridades estão bem claras para os argentinos que seguem vivos na Libertadores.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube