Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quer entender a diferença entre Flamengo e Corinthians? Observe os balanços

Arrascaeta chuta para abrir o placar - EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Arrascaeta chuta para abrir o placar Imagem: EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

03/08/2022 04h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi ampla a superioridade do Flamengo sobre o Corinthians na vitória por 2 a 0 na Neo Química Arena nesta terça-feira. O time da casa conseguiu manter o adversário mais distante de sua área até a metade do primeiro tempo, e só.

A partir dos 25 minutos de jogo Arrascaeta começou a ter mais espaço, reflexo do natural desgaste físico e mental que atletas sofrem ao longo de uma partida. E o uruguaio deu sinais de que era noite para ele desequilibrar.

Fez 1 a 0 em belo gol que gerou reclamações de quem ignora a regra. A bola bateu no braço de João Gomes, que sequer ampliou sua área de ação, estava junto ao corpo. Cássio, após a derrota, admitiu desconhecê-la, por sinal.

Balbuena caiu sozinho e Gabigol ficou livre para receber de Rodinei e ampliar ainda no começo da etapa final. Com 2 a 0, o tempo passava e o Corinthians ficava na roda, vendo o adversário trocar passes sem saber o que fazer.

A superioridade rubro-negra ficava clara, evidente, nítida a cada minuto. A partir daí e até agora, muitas conclusões óbvias sobre a distância técnica entre os elencos. Ora, isso é apenas reflexo da situação financeira dos dois clubes.

E a diferença deveria ser maior se os corintianos montassem equipes compatíveis com seu momento econômico. Hoje os alvinegros têm um plantel caro demais para quem deve tanto, entre o vermelho nas contas do clube e o estádio a pagar. Quem olha os balanços não estranha.

Mas não se observa movimento no Corinthians para repetir o que fez o Flamengo a partir de 2013, quando iniciou sua recuperação financeira com times baratos e pagando dívidas. Não por acaso o estádio que foi palco do duelo, inaugurado no ano seguinte, tem mais vitórias do visitante (5 a 4).

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube