Topo

Mauro Cezar Pereira

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Consulado argentino nega ter pago a fiança de torcedor preso por racismo

Pozzo faz o gesto racista em Itaquera - Reprodução/Twitter
Pozzo faz o gesto racista em Itaquera Imagem: Reprodução/Twitter

Mauro Cezar

28/04/2022 17h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Consultado da Argentina em São Paulo nega que tenha pago a fiança de Leonardo Pozzo, torcedor do Boca Juniors preso na noite de terça-feira por gestos racistas feitos na Neo Química Arena, em Itaquera, antes da partida de seu time contra o Corinthians, pela Copa Libertadores. Ele foi solto no dia seguinte e voltou ao seu país.

"O consulado apenas compareceu à delegacia para cumprir seu papel, dando suporte ao cidadão, de maneira que a ele fosse preservado o direito de defesa", explica Gustavo Stefanelli, cônsul adjunto do país vizinho na capital paulista, deixando claro tratar-se de uma obrigação consular.

Provavelmente o grupo de torcedores do qual faz parte quitou o valor, mas o consulado não confirma essa possibilidade. Oficialmente ele pagou para ser libertado com recursos "particulares".

Como Pozzo retornou à região de Mendoza, onde vive, o consulado aguardará a decisão da justiça para então transmitir, por meios diplomáticos, a pena definida por juiz brasileiro a um juiz argentino. A partir daí, torcedor poderá sofrer pena a cumprir em seu país.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube