Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mauro Cezar: Longe do ideal, Fla melhorou, mas a "Flamimimi" só vê defeitos

Bruno Henrique comemora seu gol na durante partida contra o Atlético-GO no pelo campeonato brasileiro - Heber Gomes/AGIF
Bruno Henrique comemora seu gol na durante partida contra o Atlético-GO no pelo campeonato brasileiro Imagem: Heber Gomes/AGIF

10/04/2022 00h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O empate (1 a 1) em Goiânia não foi o resultado dos sonhos para o Flamengo, independentemente de o Atlético ser o campeão estadual e entrar em campo empolgado. Sim, o Dragão goleou (4 a 0) a tradicional LDU de Quito, terça-feira, pela Copa Sul-americana. Mas é fato que o time carioca fez sua melhor apresentação nas últimas semanas.

Ao contrário dos cotejos anteriores, houve bons momentos, controle do jogo em parte do confronto, chances criadas (e perdidas), uma equipe que competiu, que quis competir, bem diferente do que se observou nas finais do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. Houve, sim, uma melhora, embora ainda insatisfatória.

Mas na cabeça de quem jogaria o fino de uma hora para outra um time em crise como esse Flamengo? Um time cercado por brigas políticas internas do clube e que teve torcidas organizadas protestando na entrada do Centro de Treinamentos um dia antes da peleja, além do já conhecido embate entre treinador e alguns atletas?

Imaginar uma melhora radical é mais do que ingenuidade, mas desconhecimento de futebol mesmo. Ou arrogância daqueles que só querem ter razão. E não são poucos, como as redes sociais mostram e pude perceber em parte da live que fiz em meu canal no YouTube após o apito final. Impressionante a prepotência e ignorância futebolística.

São os mesmos que condenavam o trabalho de Rogério Ceni, pediam Renato Portaluppi e descartaram o gaúcho quando seu trabalho ruiu. Passaram a atacá-lo como se não o tivesse pedido antes, com grandes doses d desfaçatez. E agora querem troca de treinador a cada cinco minutos esses senhores da razão que se espalham pelas redes.

Entre eles alguns criticam o sistema de jogo sem sequer terem a capacidade de compreender como o time atuou. Outros ignoram que a defesa estava improvisada ao extremo, com cinco jogadores que atuam na zaga fora de combate. O negócio é criticar e só, mostrar que têm razão, nada mais.

Contudo, estão errados, como sempre, ou quase. Por que não pensam, não refletem, não avaliam cenários e contextos. Apenas criticam. Paulo Sousa pode se provar péssimo em algum tempo, mas independentemente de sua capacidade, como esperar um time perfeito de uma hora para outras nas circunstâncias atuais?

É a Flamimimi, sempre pronta a reclamar de tudo e de todos. Malaças!

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube