PUBLICIDADE
Topo

Mauro Cezar Pereira

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Guardiola se aproxima de feito incrível que Alex Ferguson alcançou 3 vezes

Alex Ferguson: lenda viva do futebol - Getty Images
Alex Ferguson: lenda viva do futebol Imagem: Getty Images
Conteúdo exclusivo para assinantes
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

15/01/2022 13h50

Em 1º de dezembro o Chelsea liderava a Premier League com um ponto de vantagem sobre o Manchester City. Neste sábado, ao derrotar o time londrino pela segunda vez no campeonato, novamente por 1 a 0 (gol de Kevin De Bruyne), a equipe de Pep Guardiola abriu 13 pontos de frente sobre os campeões da Europa.

A arrancada dos Citizens na competição é algo histórico. São 12 vitórias consecutivas, 14 nos 15 últimos jogos. O campeão inglês não perde no certame nacional desde 30 de outubro, quando, em casa, foi surpreendido pelo Crystal Palace (0 a 2). E na série de triunfos, foram batidos adversários de todos os tipos e diferentes níveis técnicos.

Manchester United, Everton, West Ham, Aston Villa, Watford, Wolverhampton, Leeds (7 a 0), Newcastle (4 a 0), Leicester (6 a 3), Brentford e Arsenal. Uma sequência pesadíssima de vitórias que colocam o Manchester 13 pontos à frente do segundo colocado, Chelsea, ambos com 22 partidas disputadas.

Alex Ferguson e Pep Guardiola: técnicos lendários e dominantes na Premier League - Franck Fife/AFP - Franck Fife/AFP
Alex Ferguson e Pep Guardiola: técnicos lendários e dominantes na Premier League
Imagem: Franck Fife/AFP

Terceiro colocado, o Liverpool fez 20 jogos, ou seja, pode reduzir em seis sua desvantagem para o líder, hoje em 14 pontos. Mas ainda assim ela iria para oito! Sim, o campeonato inglês mal passou de sua metade e o Manchester City de Pep Guardiola está bem próximo de conquistá-lo pela quarta vez em cinco temporadas.

Se lá chegar, será um feito histórico para o City, sem dúvida. Contudo, é algo que o rival da cidade, Manchester United já conseguiu três vezes sob o comando do lendário escocês Sir Alex Ferguson.

Na Premier League, os Red Devils foram campeões quatro vezes em cinco campeonatos disputados entre as temporadas 1992/1993 e 1996/1997, novamente de de 1998/1999 a 2002/2003 e mais recentemente entre 2006/2007 a 2010/2011.

Guardiola é espetacular, mas em seu tempo, Ferguson foi o maior. E ainda é!

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube