Topo

Mauro Cezar Pereira

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fla não fez proposta a técnico, estuda o mercado, situação de JJ e Gallardo

Jorge Jesus foi à loucura com gol perdido por Seferovic em Benfica x Barcelona pela Liga dos Campeões - Reprodução/Twitter
Jorge Jesus foi à loucura com gol perdido por Seferovic em Benfica x Barcelona pela Liga dos Campeões Imagem: Reprodução/Twitter

03/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo ainda não apresentou proposta a qualquer técnico desde a saída de Renato Gaúcho Portaluppi. O clube já sondou a situação de treinadores em seus clubes, como os óbvios nomes de Marcelo Gallardo e Jorge Jesus, mas ainda não definiu em que direção irá.

É evidente que uma eventual volta do "Mister" seria muitíssimo bem recebida pelos rubro-negros. E é fato que o agente do treinador, que tem contato com outros profissionais, como Carlos Carvalhal, esteve com o vice de futebol, Marcos Braz, durante passagem pelo Rio de Janeiro há alguns dias.

Mas isso não significa que Jesus está sendo contratado pelo Flamengo. Os obstáculos entre as partes vão além do Oceano Atlântico, pois o treinador não pretende se demitir e o Benfica estará envolvido em vários jogos importantes e decisivos nas próximas semanas.

Nesta sexta-feira, em casa, o time encarnado enfrenta seu grande rival de Lisboa, o Sporting, pelo campeonato português. A classificação tem os sportinguistas dividindo a liderança com o Porto, ambos com 32 pontos. Os benfiquistas acumulam 31 até o momento.

Quarta-feira os comandados de Jorge Jesus receberão o Dínamo de Kiev pela Liga dos Campeões. Uma vitória só não classificará a equipe para a fase de mata-mata se o Barcelona derrotar o Bayern, em Munique. Os alemães venceram todos os jogos no certame até aqui.

E tem mais. No dia 23 o Benfica visitará o Porto pela Taça de Portugal em jogo eliminatório. Uma semana depois os dois times se reencontrarão no mesmo Estádio do Dragão pela liga portuguesa, em cotejo que poderá valer a liderança da competição, disputadíssima na temporada.

Em suma, se tudo der errado com os encarnados, pode Jesus ficar na marca do pênalti. Mas não parece ser o mais provável, ainda mais com a chance de classificação na Champions, eliminando nada menos que o Barça. E o Flamengo não tem todo o tempo do mundo.

A ideia é ter a comissão técnica trabalhando em janeiro, para que na estreia rubro-negra no Campeonato Estadual, por volta do dia 26 do primeiro mês de 2022, o time entre em campo sob a batuta do novo treinador. Esse cenário dificulta, demais, as possibilidades de contarem com JJ.

Extraoficialmente os rubro-negros buscaram informações sobre a situação de Marcelo Gallardo, mas o técnico assume postura defensiva enquanto não acontecem as eleições no River Plate. Ele tem relação próxima com o presidente Millonario, Rodolfo D'Onofrio.

A exemplo do Flamengo, o River terá eleições neste sábado, dia 4. D'Onofrio não é candidato porque o estatuto só permite uma reeleição e está terminando seu segundo mandato. O nome da situação é o atual vice, Jorge Brito.

"Ninguém sabe qual será a posição de Gallardo, só ele sabe que decisão tomará. Todos os presidentes possíveis o querem no cargo, mas apenas o próprio Gallardo tem em mente o que deseja, ninguém mais", reforça Martín Blotto, repórter do diário Olé!

Em meio a isso tudo, evidentemente o Flamengo analisa outros nomes, pois não existe uma lista de prioridades. Até porque o clube também terá um pleito para eleger quem ocupará a presidência do clube no próximo triênio, com sócios indo às urnas na Gávea.

Com o título brasileiro confirmado para o Atlético e o vice-campeonato do Flamengo, a partir de segunda-feira deve se intensificar a busca pelo novo técnico. Mas enquanto Braz e o diretor de futebol, Bruno Spindel, não viajarem ao encontro do alvo escolhido, nada de concreto deverá acontecer.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube