Topo

Mauro Cezar Pereira

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Grêmio vive situação do Flu em 2009, mas sem torcida. E não achou um 'Fred'

Diego Souza se desespera com durante a derrota do Grêmio para o América em Belo Horizonte por 3 a 1 - Fernando Moreno/AGIF
Diego Souza se desespera com durante a derrota do Grêmio para o América em Belo Horizonte por 3 a 1 Imagem: Fernando Moreno/AGIF

13/11/2021 20h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Derrotado pelo América por 3 a 1, o Grêmio perdeu um jogo pela 18ª vez em 31 partidas que já disputou no Campeonato Brasileiro. São apenas 29 pontos ganhos e a 19ª posição. Chances imensas de voltar à Série B em 2022, onde poderá encontrar rivais tradicionais, como Vasco e Cruzeiro.

Com sete partidas a disputar, os gremistas vivem situação muito parecida com a do Fluminense em 2009. Naquele ano, Cuca, então técnico do time carioca, foi extremamente competente, mexeu na estrutura, trocou jogadores mais cansados por alguns jovens e outros menos utilizados, arrancando para a inacreditável salvação que orginou o "time de guerreiros".

Quando fez sua 31ª peleja naquele ano (2 a 2 com o Goiás no Serra Dourada), a equipe do Rio de Janeiro tinha 27 pontos ganhos. Hoje o Grêmio tem dois a mais. O Fluminense, a partir daí, fez nada menos que 19 pontos em 21 possíveis, com seis vitórias consecutivas e um empate na última rodada.

A arrancada começou na vitória sobre o Atlético Mineiro, no Maracanã. Sob chuva e apoiados por 13.392 fanáticos, o time fez 2 a 1 e surgia a faixa que até hoje é vista nos jogos dos tricolores cariocas: "Lutem até o Fim". Fred fez um dos gols e seria fundamental na arrancada.

Na rodada seguinte, o Fluminense foi a Belo Horizonte, onde o Cruzeiro fez 2 a 0. Virou o jogo com os dois últimos gols marcados pelo camisa 9. Vitória por 3 a 2 diante de 49.140 pessoas. Em seguida, o polêmico 1 a 0 sobre o Palmeiras, no Rio, outro gol assinalado por Fred. Eram 66.884 no Maracanã.

Depois vieram os 2 a 1 sobre o Athletico, mais um gol de Fred e 55.030 torcedores no estádio. Na partida seguinte, 3 a 0 sobre o Sport, no Recife. Sim, Fred voltou a marcar. Após 28 rodadas, o time saía da zona de rebaixamento na 37ª rodada, 4 a 0 sobre o Vitória com 55.083 pessoas no Maracanã. E, evidentemente, teve mais um tento do implacável de Fred.

Dessa maneira o Fluminense chegou à rodada 38 em 15º para encarar o 16º, Coritiba, no Paraná. Um empate (1 a 1) bastou, mas rebaixou o Coxa, superado pelo Botafogo, que venceu o Palmeiras, no Rio de Janeiro. Uma arrancada espetacular, com apoio maciço de uma torcida que jamais desistiu e um artilheiro em fase estupenda, acompanhado por um decisivo Dario Conca.

Punido, o Grêmio não terá o apoio da arquibancada em seus jogos em casa e esse goleador ainda não apareceu. Mas a única chance está em repetir o feito de outro tricolor, há 12 anos. Você acredita?

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube