Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mauro Cezar: contradições que cercam o imbróglio Brasil/Argentina x Anvisa

Lo Celso treinou com Messi na sexta-feira, nas instalações do Corinthians: por onde estavam os agentes da Anvisa? - Divulgação
Lo Celso treinou com Messi na sexta-feira, nas instalações do Corinthians: por onde estavam os agentes da Anvisa? Imagem: Divulgação

05/09/2021 21h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A delegação argentina chegou a São Paulo na sexta-feira, depois que o campeão da Copa América bateu a Venezuela, em Caracas, por 3 a 1 na quinta. Os jogadores entraram no Brasil, entre eles Emiliano Martinez, Cristian Romero, Giovani Lo Celso e Emiliano Buendía, que atuam na Inglaterra, portanto, moram no Reino Unido, onde estavam na semana passada.

Os atletas treinaram na cidade sexta-feira, nas instalações do Corinthians, e foram ao local da peleja, a Neo Química Arena, no final da tarde de sábado, véspera do confronto com a seleção brasileira. A Anvisa não esteve em nenhum dos dois locais, tampouco apareceu no hotel mais cedo no domingo, com o objetivo de impedir, com auxílio da Polícia Federal, que os quatro jogadores argentinos se dirigissem até o estádio.

Que o quarteto está errado é evidente. Que pela legislação a Anvisa agiu certo, idem. Mas deixemos de lado as conclusões óbvias e vamos refletir sobre uma portaria que exige quarentena de estrangeiros e deixa brechas para interpretações de que brasileiros chegando ao país tendo a mesma origem não precisam ficar reclusos, como os novos contratados de Flamengo (Andreas Pereira) e Willian (Corinthians).

Qual a lógica disso do ponto de vista sanitário? Reciprocidade porque os ingleses tratam assim o cidadão nascido no Brasil? Seria razoável se falássemos sobre vistos de entrada, por exemplo, mas o tema é outro, é saúde pública. Se um inglês ou escocês representa ameaça a ela aqui, um brasileiro que venha do Reino Unido também, ora bolas.

Não, esse texto não é uma defesa de A ou B, de argentinos ou brasileiros. Ele apenas tenta apontar as contradições que cercam esse imbróglio e questiona o fato de nada ter sido feito antes por parte da Anvisa. O acordo com as autoridades brasileiras para que os atletas jogassem mesmo sem a quarentena, noticiado pelo UOL, talvez seja a explicação disso tudo.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube