Topo

Mauro Cezar Pereira

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Nada fará com que alguns admitam a evolução do Flamengo com Rogério Ceni

Bruno Henrique e Gabigol celebram gol do Flamengo contra a LDU: 10 gols em três jogos e 100% de aproveitamento - Alexandre Vidal / Flamengo
Bruno Henrique e Gabigol celebram gol do Flamengo contra a LDU: 10 gols em três jogos e 100% de aproveitamento Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

05/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com 100% de aproveitamento, o Flamengo fez 10 gols em três partidas na Libertadores, duas fora de casa em visitas aos mais fortes adversários do campeão nacional em grupo onde três dos quatro integrantes têm o título da competição. Ganhou na altitude de Quito, onde a LDU tem ampla vantagem contra adversários brasileiros. Mas nem todos valorizam o feito. Estranho, não? Times do Brasil estiveram no estádio Rodrigo Paz Delgado, o Casa Blanca, 17 vezes nos últimos 21 anos. Foram 12 derrotas, mais de 70%.

Em 2020 o Flamengo de Domènec Torrent foi a Quito e levou 5 a 0 do Independiente Del Valle. No ano anterior, com Abel Braga, perdeu (2 a 1) para a LDU. Mais de uma década antes, em 2008 o forte time do Fluminense sofreu derrota por 4 a 2 diante da mesma equipe, perdendo a final Libertadores nos pênaltis, no Maracanã. No ano seguinte os dois times se reencontraram na decisão da Copa Sul-Americana e os equatorianos meteram 5 a 1, confirmando mais um título internacional no Rio de Janeiro.

No mesmo ano, a LDU bateu por 3 a 0 o Internacional e ergueu o troféu da Recopa. No ano passado, foi esta a equipe que despachou o São Paulo na fase de grupos, se classificando junto com o River Plate. Em Quito, os tricolores de Fernando Diniz levaram 4 a 2. Obviamente não é difícil ter a noção do quão difícil é vencer na altitude da cidade equatoriana, a 2.850 metros do nível do mar, ainda mais contra um time que sabe aproveitar tal vantagem.

Mesmo assim, com um primeiro tempo impecável, há quem se negue a admitir a evolução do Flamengo de Rogério Ceni. Com problemas, sim, ainda os tem, claro, mas com evolução, jogo coletivo (escancarado no golaço de Bruno Henrique). O rigor de parte da própria torcida rubro-negra e de outros segmentos com esse elenco é maior do que com os demais times, inclusive os que também têm bons e ótimos jogadores. Estranho...

Para alguns, a queda física no segundo tempo na altitude não parece ter importância alguma, quando todos sabem que ela pesa, embora isso não justifique tudo o que se vê em campo. Bizarra essa relação nutrida por quem parece apenas querer ter razão, mesmo que para isso seu próprio clube precise perder. Que mundo mais louco esse.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube