PUBLICIDADE
Topo

Mauro Cezar Pereira

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Manchester City leva 9ª taça com Guardiola, o inquestionável que questionam

Guardiola conquistou o título da Copa da Liga Inglesa pela quarta vez consecutiva pelo Manchester City - Reprodução Twitter/Manchester City FC
Guardiola conquistou o título da Copa da Liga Inglesa pela quarta vez consecutiva pelo Manchester City Imagem: Reprodução Twitter/Manchester City FC
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

25/04/2021 16h17

Em menos de cinco anos à frente do Manchester City, Pep Guardiola ganhou nada menos do que nove taças. A Copa da Liga Inglesa, que faturou neste domingo com a vitória (1 a 0, gol de Laporte) sobre o Tottenham, em Wembley, significou o quarto título seguido do certame pelo clube.

Mas não é só. Com o catalão, os Citizens também ganharam duas vezes o campeonato inglês, a Premier League; uma Copa da Inglaterra, a FA Cup; além de duas Community Shield, a Supercopa do país. São muitos troféus para um clube acostumado a longos jejuns, descensos e fases ruins.

Claro que o pesadíssimo investimento feito pelos Emirados Árabes no time inglês tem imenso e fundamental peso nessa fase. Sem esse aporte, obviamente Guardiola e tantos profissionais a serviço do City não estariam trabalhando no clube azul da cidade de Manchester.

Mas nem por isso os feitos de Guardiola devem ser minimizados. São conquistas seguidas desde sua segunda temporada na Inglaterra. A elas deve se somar mais um campeonato inglês, já que o time lidera com folga. E (quem sabe?) segue viva a possibilidade de título europeu.

Dinheiro não é tudo, mas faz a maior parte do serviço. Contudo, o acabamento só é bom, compatível com o investimento, quando capitaneado por alguém capaz de levar o time às conquistas. Alguém como Pep Guardiola, que apesar de tudo, vira e mexe é questionado quanto à sua genialidade.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL