Topo

Mauro Cezar Pereira

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Marketing fraco força futebol a cortar custos e Flamengo desiste de Rafinha

Rafinha, lateral do Flamengo, durante partida do Brasileirão de 2019 contra o Corinthians - Thiago Ribeiro/AGIF
Rafinha, lateral do Flamengo, durante partida do Brasileirão de 2019 contra o Corinthians Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

20/03/2021 00h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo desistiu de contratar o lateral-direito Rafinha. O clube abriu uma longa negociação para tentar acertar o retorno do veterano de 35 anos, mas abandonou da investida para respeitar seu orçamento previsto para a temporada. O jogador foi comunicado durante a vitória rubro-negra sobre o Resende (4 a 1) na noite de sexta-feira.

O recuo do clube não passou pelo técnico Rogério Ceni, tampouco pelo departamento de futebol. Há um ano sem receitas de bilheteria e com queda drástica no programa sócio torcedor durante a pandemia, o Flamengo, como todos os demais clubes, sofre as consequências.

O veto à recontratação passou pelo orçamento, pois a diretoria, com a concordância do presidente, não quer sair do trilho financeiro. Contudo, a ineficiência do marketing causa mal-estar nos bastidores desde que Rodolfo Landim tomou posse. Hoje o uniforme rubro-negro tem quatro espaços vagos para publicidade e o departamento não consegue vendê-los.

Se o setor que deveria colocar mais dinheiro no clube não o faz, o jeito é negociar jogadores, como os zagueiros Thuller e Natan, que saíram há poucos dias, e outros, desde que boas propostas apareçam. Consequentemente, contratar atletas fica mais difícil e foi aí que a negociação com o ex-atleta do Bayern parou.

Rafinha rescindiu com o Olympiacos, da Grécia, no dia 2 de fevereiro. O rompimento aconteceu menos de seis meses depois de ele ter deixado o Flamengo, onde ganhou títulos no segundo semestre de 2019 e começo do ano passado.

Em diversas ocasiões, o lateral reiterou o interesse de voltar a jogar pelo octacampeão brasileiro. Tanto que até o desfecho negativo não negociou com outros clubes, o que deverá acontecer a partir de agora, por intermédio de seu agente, Lincoln.

Para a posição, o Flamengo já conta com o chileno Mauricio Isla, contratado no ano passado para substituí-lo. O elenco também tem jovens revelados pelo Ninho, como Matheuzinho, que foi o titular na vitória sobre o Resende, nesta sexta (19), pelo Campeonato Carioca.

Figura popular no vestiário e entre os torcedores, Rafinha foi campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2019 pelo Flamengo. No ano passado, participou das conquistas da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Carioca.