Topo

Mauro Cezar Pereira

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Entenda por que o jogo com o Inter poderá ser importante para o Corinthians

                                 Afogados eliminou o Atlético em 2020 -                                 BRUNO CANTINI/ATLéTICO-MG
Afogados eliminou o Atlético em 2020 Imagem: BRUNO CANTINI/ATLéTICO-MG

22/02/2021 16h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Engana-se quem acha que o Corinthians não tem qualquer interesse na partida contra o Internacional, quinta-feira, em Porto Alegre. Dependendo do resultado da partida e Athletico x Sport, o time paulista pode evitar a participação nas primeiras fases da Copa do Brasil.

O regulamento da competição eliminatória, em seu § 1º, deixa claro que 12 clubes acessarão o certame a partir de sua terceira fase. Como a Libertadores terá oito representantes brasileiros, serão esses os que entrarão lá na frente no mata-mata nacional:

1º. 8 clubes classificados para CONMEBOL Libertadores;
2º. 1 clube campeão da Copa do Nordeste 2020;
3º. 1 clube campeão da Copa Verde 2020;
4º. 1 clube campeão da Série B 2020.
5º. 1 clube disputante do Campeonato Brasileiro da Série A de 2020,
cuja chamada respeitará a ordem de classificação;

Ou seja, o nono colocado na Série A, hoje o Athletico, irá direto à terceira fase da Copa do Brasil. Os rubro-negros têm 50 pontos, como os corintianos, e uma vitória a mais. Assim, o time alvinegro precisa vencer e torcer para que o Sport não perca em Curitiba. Ou empatar em Porto Alegre e esperar uma vitória pernambucana no Paraná.

A partir do décimo colocado, os integrantes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro disputarão as duas primeiras fases da Copa do Brasil, em jogo único, podendo ser em casa ou fora. E a terceira etapa, com pelejas de ida e volta.

Além de tornar o calendário mais pesado, o time que disputa as primeiras fases da Copa do Brasil corre mais riscos. O Atlético Mineiro, por exemplo, caiu em 2020 na segunda fase ao perder nos pênaltis para o Afogados, em Afogados da Ingazeira, Pernambuco, após empate em 2 a 2.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube