Topo

Mauro Cezar Pereira

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Sem torcida, times vencem mais fora e perdem mais em casa no Brasileirão

Atlético Mineiro: melhor mandante em 2020 - Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético
Atlético Mineiro: melhor mandante em 2020 Imagem: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético

12/02/2021 12h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A ausência de público nos jogos do Campeonato Brasileiro mexe radicalmente com o desempenho dos times em casa e fora. Levantamento feito pelo SofaScore, a pedido do blog, mostra que os mandantes no certame de 2020 tiveram queda em aproveitamento, menor número de vitórias, mais derrotas e também gols sofridos.

Em contrapartida, os visitantes na Série A vêm vencendo mais e perdendo menos longe dos seus domínios. O número de tentos assinalados pelas equipes que jogam fora de casa também cresceu. Um novo comportamento dos participantes da Série A do futebol nacional.

O melhor mandante após 35 rodadas é o Atlético Mineiro, com 82,4% de aproveitamento. São 42 pontos acumulados em Belo Horizonte, resultado das 13 vitórias, três empates e uma derrota, para o Atlhetico.

Estatísticas: SofaScore - Reprodução SofaScore - Reprodução SofaScore
Estatísticas: SofaScore
Imagem: Reprodução SofaScore

Como melhor visitante aparece o Flamengo, que soma 34 pontos longe do Rio de Janeiro após 10 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Em casa, venceu menos (nove) com os mesmos número de jogos terminados em igualdade e que nos quais saiu da cancha derrotado.

Com 63% de aproveitamento fora de casa, os rubro-negros têm menos de 61% como mandantes. O Galo, por sua vez, alcança 82,4% em Minas e 35,2% fora de seu habitat. Em 2018, por exemplo, na rodada 35 o Palmeiras tinha a melhor campanha em casa, com 86,3%, próxima à atual, dos atleticanos.

Mas como visitantes, também os melhores, os palmeirenses somavam 50% dos pontos, bem abaixo do que o Flamengo hoje apresenta. Na temporada passada o time comandado por Jorge Jesus mudou o patamar, com o melhor aproveitamento entre os mandantes após 35 rodadas, incríveis 92,6%. Fora, batia altíssimos 66,7%.

A campanha histórica do Flamengo em 2019 não é a melhor referência, ante a inédita superioridade do time treinado pelo experiente técnico português. Por isso os números de 2018 atestam melhor a mudança de comportamento das equipes no certame de 2020, com melhor desempenho longe de seus campos e queda nos cotejos em casa.

Entre os índices destacados no levantamento do SofaScore, chamam a atenção queda no percentual de vitórias de 2018 para cá em casa e o aumento das derrotas. Na mesma medida, jogando fora as equipes apresentam elevado crescimento nas vitórias e queda nas derrotas. São nove pontos percentuais em todos os quesitos, para mais ou para menos.

O curioso é que tanto Atlético como Flamengo tradicionalmente são vistos como times que se fortalecem tendo suas torcidas ao lado. O Galo não parece abalado pela ausência da "massa", enquanto os rubro-negros observam nítida queda sem a "nação". Mas isso os números não explicam.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube