Topo

Mauro Cezar Pereira

VAR salva Palmeiras na noite de classificação à final em vergonhosa atuação

Rony tenta escapar da marcação  - REUTERS/Amanda Perobelli
Rony tenta escapar da marcação Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli

12/01/2021 23h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem esperava uma protocolar classificação do Palmeiras à final da Libertadores levou um susto. E que susto! O River Plate dominou o jogo desde o começo, fez 2 a 0 no primeiro tempo, chegou ao terceiro na etapa final, anulado depois que o VAR "investigou" um impedimento bem no início da jogada, e teve um pênalti marcado e cancelado, também com a intervenção da arbitragem de vídeo. Com dez homens por um bom tempo, os argentinos ainda assim pressionaram e o time brasileiro sustentou, com dificuldades, o placar que lhe deu a classificação por ter vencido uma semana antes por 3 a 0.

No primeiro tempo estava claro que não era um jogo no qual prevaleceria a eficiência do time de Abel Ferreira em jogadas de contra-ataque, de velocidade, algo que tão bem funcionou diante de um River Plate em jornada patética semana passada. O time argentino teve a bola, o controle do jogo e foi criando oportunidades.

O SofaScore registrou nos primeiros 45 minutos 66% do tempo de posse para o vice-campeão da Libertadores, mais presente nas finalizações (13 a 6) e nos arremates certos (7 a 0). O Palmeiras simplesmente não acertou a meta de Franco Armani na etapa inicial e o arqueiro Millonario saiu bem na melhor chance, desarmando Rony.

Se o River Plate finalizou sete vezes no interior da área palmeirense, o campeão paulista não foi além de uma. Era um amplo domínio argentino e a equipe brasileira sentia por não ter como característica jogar com alta posse de bola, com isso, era dominada pelo adversário, que não concedia os espaços generosos de uma semana antes.

O gol anulado de Borré no começo do segundo tempo após o VAR "pesquisar" atentamente um impedimento na origem do lance em nada afetou o comportamento dos comandados de Marcelo Gallardo. O River seguia dominando, agredindo diante de um Palmeiras apático, tendo como única saída ofensiva lançamentos para Rony.

O jogo, aos poucos, ficou menos corrido e a equipe brasileira conseguiu um pouco de paz, após cerca de uma hora de futebol sob absoluto domínio. Aos 28 minutos, Rojas, autor do primeiro gol e mais fraco defensor da equipe argentina, foi expulso. Na sequência, Matías Suárez caiu na área, pênalti foi marcado, mas o VAR entrou em ação e a arbitragem voltou atrás.

Mesmo com 10 homens, o River Plate seguia com a bola e atacando, enquanto Abel Ferreira se preocupava em reforçar a defesa para sustentar o 3 a 2. O português não apresentava nada muito diferente do que faria um treinador brasileiro da linha mais, digamos, conservadora. Foi o bastante, no fio da navalha, em atuação que escancarou o, pelo menos até aqui, limitado repertório apresentado pelo português em terra brasilis.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube