Topo

Mauro Cezar Pereira

Posse estéril e repertório pobre do Flamengo explicam virada do Fluminense

Luccas Claro comemora primeiro gol do Flu - Thiago Ribeiro/AGIF
Luccas Claro comemora primeiro gol do Flu Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

06/01/2021 23h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O São Paulo presenteou o Flamengo ao perder para o Red Bull Bragantino (4 a 2), mas o time carioca não soube aproveitar. Foram 72% de uma posse de bola estéril, uma equipe sem repertório diante de um Fluminense forte defensivamente e perigoso nas investidas ofensivas. E que virou para vencer o Fla-Flu e manter em sete pontos a diferença entre os rubro-negros e o líder do Campeonato Brasileiro.

Logo no primeiro minuto de partida, Gabigol desperdiçou ótima chance em boa jogada coletiva do Flamengo. O Fluminense já deixava claro que atuaria fechado, mas nem sequer contra-atacava. Muitos chutões, bolas rifadas e pouca alternativa de ataque.

Apesar do volume de jogo, os rubro-negros não finalizavam tanto, e a melhor oportunidade além da desperdiçada logo nos primeiros movimentos do cotejo veio logo depois, com Rodrigo Caio cabeceando e Marcos Felipe espalmando. E parou, ficou nisso por muito tempo.

Após essa boa situação criada, o Flamengo teve a bola (74% de posse no primeiro tempo, pelos números do SofaScore), o time não criou na proporção do tempo cercando a área do Fluminense. Tanto que foram apenas sete finalizações antes do intervalo.

O gol de Arrascaeta viria aos 40 minutos, abrindo o placar. Então os tricolores saíram da defesa, aos poucos subiram a marcação e, nos instantes finais da primeira etapa, fizeram até uma pressão, com seguidos escanteios. Era evidente que o jogo estava indefinido.

Quem cruza muitas vezes na área do Flamengo dificilmente deixará de marcar. Luccas Claro empatou de cabeça aos 12 do segundo tempo, finalizando pelo alto entre os dois laterais do Flamengo. Os tricolores recuaram, mas nem tanto. Ante uma defesa passiva, Michel Araújo acertou a trave.

Antes uma defesa bem organizada, o Flamengo demonstrava falta total de imaginação girando a bola e nada criando, raramente conseguia finalizar. As saídas rápidas tricolores eram perigosas e nos acréscimos, erro absurdo de Filipe Luís recuando na fogueira, Yago Felipe chegou antes de Hugo e deu justa vitória ao Fluminense.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube