PUBLICIDADE
Topo

Mauro Cezar Pereira

"Não vejo a hora de voltar ao Brasil", chorando, disse Robson após sentença

Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

09/12/2020 11h01

Finalmente a justiça russa deu a sentença ao brasileiro Robson Nascimento de Oliveira, preso desde março de 2019 nas imediações de Moscou. Apesar de a promotoria pedir de 12 anos, a juíza deu três anos de pena. A informação foi inicialmente veiculada pelo site GE.com.

Ele foi preso por ter desembarcado na Rússia portando medicamento proibido naquele país. As duas caixas de Mytedom 10mg (cloridrato de metadona) eram destinadas ao sogro de Fernando, então jogando pelo Spartak Moscou, que o contratara como motorista.

O volante deixou o futebol russo e atualmente joga na China. Detido há 21 meses, Robson poderá deixar a prisão em período inferior a um ano e meio, estimam seus advogados. Um deles, Olimpio Soares, conversou com o blog.

Como ficará o caso agora, os próximos passos?
Teremos que esperar o prazo de 10 dias para saber se o Ministério Público russo vai recorrer ou não.

Há risco de a promotoria ampliar a pena ao recorrer?
Caso o MP recorra, a pena pode ser aumentada sim, mas estamos confiantes que isso não vá acontecer, tendo em vista que a própria juíza se convenceu da inocência do Robson.

Se a promotoria obtiver êxito no recurso, ele corre o risco de ficar preso na Rússia?
Mesmo que a pena aumente, isso não será fator preponderante para que o Robson fique preso, vamos pedir a transferência dele para o Brasil.

Fernando manteve algum contato com vocês ou pessoas ligadas a Robson nos últimos dias?
Fernando não manteve contato com ninguém da família, só tratamos diretamente com o advogado dele, sobre assuntos relacionados ao processo.

O que Robson disse ao Pavel Gerasimov, advogado russo dele, após a sentença?
Ele chorou muito quando o juiz deu a sentença, agradeceu ao Pavel e disse: "Não vejo a hora de voltar para o Brasil".

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube