Topo

Mauro Cezar Pereira

Freguesia e classificação: São Paulo 9 x 2 Flamengo, o placar em três jogos

Luciano comemora gol contra o Flamengo - Marcello Zambrana/AGIF
Luciano comemora gol contra o Flamengo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

18/11/2020 23h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois dos 4 a 1 no Maracanã pelo campeonato brasileiro, ainda com Domènec Torrent, 2 a 1 novamente no Rio de Janeiro e 3 a 0 na noite desta quarta-feira, no Morumbi. Placar agregado dos três duelos entre São Paulo e Flamengo, 9 a 2 para o time tricolor, classificado às semifinais da Copa do Brasil de maneira mais do que incontestável. Freguesia! O técnico Rogério Ceni acaba eliminado pelo ex-clube duas vezes no mesmo certame, já que caíra antes, com o Fortaleza.

Aos 29 minutos de jogo o São Paulo errava um passe e a bola saía na lateral do campo pela sexta vez na partida, resultado da marcação feita pelo Flamengo, cortando as opções de passe tricolores e forçando erros seguidos da equipe paulista. Era um cenário muito desconfortável para os comandados de Fernando Diniz, cujo time gosta de ter a bola e trabalhá-la, mas na primeira etapa ficou com ela apenas por 33% do tempo, pelas estatísticas SofaScore.

Mas os rubro-negros ameaçavam muito pouco, era volume de jogo demais para arremates perigosos de menos, foram oito antes do intervalo, três no alvo, mas nenhum deles capaz de forçar Tiago Volpi a ter dificuldades. Contudo, os visitantes eram melhores, corriam poucos riscos e conseguiam impor aos são-paulinos um ritmo indesejável, a ponto de Diniz gritar muito à beira do gramado. Do outro lado, Rogério Ceni parecia incomodado, pois seus jogadores não feriam o rival.

Após retardar várias vezes a reposição de bola em arremessos laterais e cobranças em tiro de meta, o São Paulo demorou tanto a voltar para o segundo tempo que a arbitragem foi chamar os tricolores no vestiário. Na volta a campo, encontraram um adversário com importante mudança. Depois de atuar o jogo inteiro no Uruguai pela seleção brasileira terça-feira, Everton Ribeiro saiu do banco após o intervalo, em substituição a Michael. Ceni jogava uma cartada pesada para vencer.

Mas a entrada do capitão do time e camisa 10 do time cebeefiano não surtiu efeito algum. Outro 10, o tricolor, desequilibrou ao se livrar facilmente de Arrascaeta e colocar Luciano em condições de abrir o placar aos dois minutos do segundo tempo. Aos 11, cruzamento de Reinaldo, livre, para o camisa 11 marcar mais um, totalmente à vontade no meio da defesa rubro-negra. Jogo resolvido e classificação assegurada. O Flamengo estava batido após domínio estéril nos primeiros 45 minutos.

Ainda houve uma chance de a equipe carioca voltar a sonhar, mas Vitinho bateu pênalti para fora. A ridícula cobrança se soma às perdidas por Bruno Henrique e Pedro na derrota por 4 a 1 pela Série A. Pablo ainda ampliou em lance que teve falta de Daniel Alves em Willian Arão na origem. O VAR não se manifestou, mas quem ligou? O Flamengo se acostumou a levar gols do São Paulo e a vaga estava definida. Segue o sonho tricolor para sair da fila de títulos. Ceni pelo menos terá tempo para arrumar seu time. Trabalho não falta.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube