Topo

Mauro Cezar Pereira

Galo volta a meter 4 no Flamengo. Afinal, Domènec sabe montar uma defesa?

Jogadores do Atlético-MG comemoram gol de Sasha contra o Flamengo em jogo do Brasileirão - Fernando Moreno/AGIF
Jogadores do Atlético-MG comemoram gol de Sasha contra o Flamengo em jogo do Brasileirão Imagem: Fernando Moreno/AGIF

08/11/2020 20h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em 2014 o Atlético Mineiro eliminou o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil vencendo por 4 a 1 em Belo Horizonte. Eram necessários quatro gols quando os rubro-negros, que venceram no Maracanã por 2 a 0; abriram o placar. E o Galo chegou ao resultado de que precisava. Depois, pelo Campeonato Brasileiro, bateu o rival novamente marcando quatro vezes, e sem ser vazado. O técnico do time carioca era Vanderlei Luxemburgo.

Seis anos depois o Galo volta a fazer 4 a 0 no Flamengo em Minas Gerais. E o time carioca chega a 29 gols sofridos, sendo a segundo derrota levando dois pares de gols, já que uma semana antes o São Paulo impôs 4 a 1 no Rio de Janeiro. Com 29 tentos sofridos, o time treinador por Domènec Torrent tem a segunda pior defesa do certame, apenas o Goiás, último colocado da primeira divisão, que acumula 33.

Está provado que o treinador catalão não consegue montar seu time de maneira minimamente segura na defesa. O repertório de erros é imenso e interminável, agrado pela estratégia sem nexo, diante do Atlético pressionado pelos últimos resultados, como a derrota para o Palmeiras por 3 a 0. Nos três últimos compromissos, os rubro-negros levaram nada menos do que dez gols!

Jorge Sampaoli montou o Atlético com três zagueiros e, presenteado por Dome com um Flamengo que de imediato ocupou o campo ofensivo e lhe ofereceu fartos espaços, abriu 2 a 0 em oito minutos, com Gustavo Henrique, em péssima fase e insistentemente escalado como titular, falhando no primeiro gol, de Sasha. Keno ampliou logo após em erro de Isla, que o abandonou, livre.

Sim, o Flamengo criou, finalizou, no segundo tempo Bruno Henrique perdeu um gol incrível a um minuto, mas o Galo sempre foi senhor da situação. A vantagem alcançada de cara permitiu atuar de forma a chamar o adversário, aguentar eventual pressão e, naturalmente, aproveitar os caminhos abertos na defesa rubro-negra. Assim, Sasha e Zaracho fecharam a conta.

O treinador argentino se recupera e sobe com sua equipe na classificação. O espanhol terá que buscar explicações para o inexplicável. E a pergunta óbvia é: Dome sabe mesmo montar uma defesa?

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube