Topo

Mauro Cezar Pereira

"Não" de Ramírez frustra base do Palmeiras, incapaz de olhar para ele mesmo

Miguel Ángel Ramírez, técnico do Del Valle: segundo estrangeiro a recusar proposta palmeirense em menos de um ano - Divulgação
Miguel Ángel Ramírez, técnico do Del Valle: segundo estrangeiro a recusar proposta palmeirense em menos de um ano Imagem: Divulgação

21/10/2020 16h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O desânimo se abateu sobre profissionais do futebol de base do Palmeiras com a confirmação de que Miguel Ángel Ramírez rejeitou a proposta do clube e não será o substituto de Vanderlei Luxemburgo. Enquanto o time profissional passava os últimos anos preso às velhas ideias de técnicos conectados com o passado, os garotos vêm sendo treinados com conceitos bem diferentes.

Frustrante, porque Ramírez seria um profissional capaz de olhar para a base e encontrar identificação com o que lá vem sendo feito, ou mesmo sintonizar esses conceitos aos dele. O distanciamento entre os dirigentes que tomam decisões no profissional fica claro em momentos assim.

Na imprensa, leem que o Palmeiras procura seu "DNA futebolístico", em clara demonstração da falta de ideias, conceitos, conteúdo que impera no clube. Enquanto isso, o estilo desenvolvido na base, com identidade, competitividade e resultados, mostra que está em casa aquilo que procuram.

Em tese, Ramírez seria o homem certo para mergulhar na base palmeirense, detectar talentos, ajudar a aprimora-los e colocar na mesma frequência o estilo de jogo dos meninos aos adultos. De maneira que jogadores feitos em casa pudessem ser ainda mais bem aproveitados no elenco profissional.

A presença de garotos formados no Palmeiras no time principal, uma decisão do clube, forçada por uma mudança no cenário financeiro e executada por Vanderlei Luxemburgo, tem as digitais dos profissionais de base. Gente que formou Patrick de Paula, Gabriel Menino e Veron, por exemplo.

Jovens bem treinados que chegaram ao elenco de cima e não sofreram com a adaptação. Acham que se encaixaram tão bem por qual motivo? E isso ocorreu em função da boa formação, muitas vezes ignorada pelo comando de um clube que por anos praticamente só olhou para fora, para o mercado, em inúmeras contratações, várias questionáveis.

Os cartolas seguem absolutamente perdidos, colecionando "nãos", antes de Jorge Sampaoli, agora de Miguel Ángel Ramírez, procurando o tal "DNA", sem perceber que ele está dentro do próprio Palmeiras. Não apenas nos pés dos talentosos garotos que chegam ao time de cima, mas também nas mentes daqueles que os prepararam para isso.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube