Topo

Mauro Cezar Pereira

Sem fazer muita questão da bola, Grêmio bate Católica e está perto da vaga

Alisson disputa bola com Rebolledo em Grêmio x Universidad Católica, do Chile - Alexandre Schneider/Getty Images
Alisson disputa bola com Rebolledo em Grêmio x Universidad Católica, do Chile Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

29/09/2020 21h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os últimos jogos do Grêmio não foram bons, exceto pelo duelo contra o rival, Internacional, vencido mais uma vez na semana passada, pela Libertadores. Na noite de terça-feira, precisando ganhar para se classificar, jogou mal a primeira metade da partida, mas após o intervalo aproveitou as duas primeiras finalizações certas para vencer por 2 a 0 a Universidad Católica

Não é de hoje que se observa a transformação na proposta de jogo. O time de imensa posse de bola e longas trocas de passes de Roger Machado, que explodiu sob o comando de Renato Gaúcho Portaluppi, não existe mais. Desde os primeiros Grenais de 2020 percebe-se contra adversários mais qualificados uma equipe tricolor mais reativa em inúmeras ocasiões.

Aqueles que assumiam o controle do jogo a partir do manejo da pelota optaram por esperar em seu campo, deixá-la para o oponente, definir as jogadas mais rapidamente, contra-atacar. No duelo diante da Universidad Católica, que dominou o Grêmio há 13 dias, em Santiago, novamente o time gaúcho jogou assim. Em muitos momentos era até dominado.

Foram incríveis 67% de posse dos comandados pelo técnico argentino Ariel Holan na primeira etapa. Mas o Grêmio finalizou mais, seis contra três, contudo, cada um arrematou apenas uma vez no alvo, pelas estatísticas do SofaScore. No primeiro chute da etapa final, o time de Renato abriu o placar, com Pepê, cada vez mais presente em momentos importantes.

Antes de a bola chegar aos pés do autor do gol da vitória no Grenal seis dias antes, os gremistas trocaram passes e acionaram Diego Souza pelo alto. A "casquinha", com o toque do centroavante de cabeça, ajeitou para o arremate certeiro, no canto do goleiro Matías Dituro. Gol dentro do novo estilo gremista.

Aos 18 minutos, Rodrigues iniciou lance ofensivo, a bola chegou a Alisson, que fez ótima jogada e serviu o zagueiro para ampliar, na pequena área como se fosse centroavante. A posse naquele momento era ainda menor: 27%, com os 73% da equipe chilena. Essa é a versão 2020 do Grêmio, brilha menos, mas pode funcionar, como nos dois últimos jogos da Libertadores.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube