Topo

Mauro Cezar Pereira

Técnicos estrangeiros lideraram 31 das últimas 45 rodadas do Brasileirão

Eduardo Coudet, treinador do Internacional - GettyImages
Eduardo Coudet, treinador do Internacional Imagem: GettyImages

04/09/2020 08h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os técnicos estrangeiros lideraram o campeonato brasileiro em 31 das 45 rodadas disputadas até agora entre 2019 e 2020. Seus times estiveram na primeira colocação em todas as últimas 24 no ano passado e das sete realizadas nesta temporada até aqui, ocuparam a primeira posição em quatro, sendo que nas outras três ficaram atrás de equipes comandadas por treinadores brasileiros apenas nos critérios de desempate.

O domínio dos profissionais nascidos em outros países começou quando o Santos de Jorge Sampaoli tirou a liderança do Palmeiras de Luiz Felipe Scolari na 12ª rodada do Brasileirão 2019. Ele manteve a ponta até a 15ª, já na 16ª o Flamengo de Jorge Jesus assumiu o posto mais alto da classificação e não o largou mais até a rodada derradeira, a 38ª, ficando com o título nacional. Os santistas, comandados pelo argentino, foram vice-campeões.

Neste ano, o Internacional de Eduardo Coudet está na primeira colocação há três rodadas e o Atlético Mineiro, para onde Sampaoli se transferiu neste ano, liderou por uma. Em duas o Athletico era o ponteiro e em uma o Vasco, mas colorados e Galo chegaram a apresentar a mesma pontuação, ficando atrás pelo saldo de gols ou número de tentos marcados. Hoje o par de times dirigidos por argentinos detêm as duas primeiras posições.

Jorge Jesus comemora com jogadores do Flamengo após goleada sobre o Grêmio pela Libertadores - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Jorge Jesus ganhou Libertadores e Brasileiro, do qual disputou 28 rodadas e foi líder em 23 delas
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Campeonato Brasileiro
Quem liderou nas últimas 45 rodadas*

Jorge Jesus (Flamengo) 23
Luiz Felipe Scolari (Palmeiras) 8
Jorge Sampaoli (Santos e Atlético-MG) 5**
Eduardo Coudet (Internacional) 3
Dorival Júnior (Athletico 2)
Rodrigo Santana (Atlético-MG) 1
Enderson Moreira (Ceará) 1
Cuca (São Paulo) 1
Ramon Menezes (Vasco)

* rodadas na liderança
** quatro pelo time paulista

follow us on Twitter follow me on youtube follow me onfacebook follow us oninstagram follow me ongoogle plus