Topo

Mauro Cezar Pereira

Vasco põe esperanças em voto direto na primeira eleição sem Eurico Miranda

Eurico Miranda na sede do Vasco - Julio Cesar Guimaraes/UOL
Eurico Miranda na sede do Vasco Imagem: Julio Cesar Guimaraes/UOL

03/08/2020 12h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A data de 25 de agosto poderá ser histórica para o Vasco da Gama. Está convocada para aquela que será a última terça-feira do mês uma Assembleia Geral Extraordinária. Nela, serão colocados em votação a reforma do estatuto social e, importantíssimo, a eleição direta para a diretoria administrativa, ou seja, presidente, primeiro vice e segundo vice.

Mas isso não basta. Depois de uma eleição na qual, pela primeira vez na história do clube, o voto do associado, em primeiro turno, não foi confirmado pelo Conselho Deliberativo, o que levou Alexandre Campello à presidência, é preciso paz. Sim, pois se antes da morte de Eurico Miranda o Vasco já viva bastidores tensos, hoje o clima é de guerrilha política.

Candidatos não faltam. Jorge Salgado é nome possível pelo "Mais Vasco" no pleito que terá Leven Siano e o próprio Campello, além de um nome a definir do grupo "Sempre Vasco", provavelmente Júlio Brant. Ainda poderão, ou deverão, concorrer Luis Manuel Fernandes, Fred Lopes, Augusto Ariston e Medrado Dias. Nada menos do que oito nomes até aqui.

Mas isso pode mudar, como na eleição mais recente, quando o presidente atual esteve ao lado de Júlio Brant na votação dos sócios e relançou seu nome para as urnas no segundo turno, ganhando no Conselho. Aquela foi a última manobra do "Euriquismo" na política vascaína. O ex-presidente assegurou que Brant não presidiria o Vasco. E enquanto vivo, isso não aconteceu.

Depois de ações na justiça, recursos, a famigerada urna 7 e todas as confusões que marcaram a eleição no Vasco em 2017, uma mudança para voto direto será saudável. Isso se o resultado for respeitado e os eleitos tiverem o mínimo de condições para trabalhar. A esse ponto deve ser somada a capacidade dessas pessoas em resgatar o clube, obviamente.

Dono de uma das cinco maiores torcidas do país, o Vasco é, hoje, o grande do futebol brasileiro que menos explora seu potencial nacional, com vascaínos espalhados por todos os cantos do país. Tirar o "Gigante", como os torcedores gostam de dizer, desse atoleiro financeiro/administrativo será difícil, mas sem paz, provavelmente irá virar uma missão impossível.

follow us on Twitter follow me on youtube follow me on facebook follow us on instagram follow me on google plus