PUBLICIDADE
Topo

Mauro Cezar Pereira

Marcos Braz arruma malas para buscar novo técnico do Flamengo em Portugal

Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

18/07/2020 13h47Atualizada em 18/07/2020 15h16

Na noite de sexta-feira, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, postou em sua conta no Twitter (abaixo) uma foto de dois passaportes: um brasileiro e outro de Portugal. O dirigente tem cidadania portuguesa e arruma as malas para embarcar mais uma vez rumo ao país europeu em missão parecida com a de 2019. Lá, espera contratar um novo técnico.

Na viagem, Braz deverá ter a companhia do diretor executivo Bruno Spindel. A dupla esteve algumas vezes no exterior negociando contratações, entre elas a de Jorge Jesus, que se demitiu na sexta-feira para retornar ao Benfica. A tendência é que se reúnam não com um, mas alguns treinadores.

Antes, o vice de futebol rubro-negro deverá tratar de assuntos derradeiros referentes à saída de Jesus. Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, é esperado no Rio de Janeiro até o domingo. Ele vem em jato particular para levar seu novo/velho treinador a Lisboa. Obviamente a ideia é desembarcar na capital portuguesa com o seu novo escudo, a três meses das eleições no clube encarnado, em meio de agitado clima político.

Entre os alvos flamenguistas em Portugal, o nome de destaque é o de Leonardo Jardim, ex-Mônaco, algoz do Manchester City de Pep Guardiola nas oitavas-de-final da Champions League há três anos. Naquela temporada, o português levou a equipe do principado às semifinais, superando o Borussia Dortmund nas quartas. O time acabou eliminado pela Juventus.

Há o entendimento dos dirigentes de que Marco Silva, ex-Everton, tem estilo mais distante do implementado por Jesus. Na proposta de jogo, Jardim é mais próximo do que já existe no Flamengo. Há mais nomes na mira e um dos possíveis contatados é Carlos Carvalhal, que no começo do ano flertou com o Red Bull Bragantino, então recém-promovido à Série A.

Na época o negócio não avançou porque, além de o português já estar empregado, desejava retornar ao futebol do Reino Unido, onde trabalhou à frente do Sheffield Wednesday e Swansea. À frente do Rio Ave, ele busca o recorde de pontos do clube no campeonato português e a classificação para a Liga Europa. Neste sábado, enfrenta o Santa Clara. No time de Bragança Paulista, deixou imagem positiva após as conversas.

Apesar de programação de viagem a Portugal, há correntes no clube carioca que defendem a contratação de Miguel Angel Ramirez, do Independiente Del Valle. Contra ele pesa a pouca experiência. Desde a virada de 2018 opara 2019 o Flamengo tem um conselho no futebol formado por seis pessoas, o que ajuda a explicar a diferença de proposta existente entre os dois treinadores contratados na atual gestão, Abel Braga e Jorge Jesus.

Além do presidente Rodolfo Landim, o grupo conta com Dekko Roisman, Fábio Palmer e Diogo Lemos, representantes do FlaFut, Ideologia e Sinergia, alas políticas da Gávea que o apoiaram na eleição. Luiz Eduardo Baptista, o BAP, vice de relações externas, também integra o chamado "conselhinho", além de Marcos Braz. A viagem deverá ocorrer nos próximos dias, mas ainda não tem data, pois depende de voos e agendamento de reuniões em Portugal.

follow us on Twitter follow me on youtube follow me on facebook follow us on instagram follow me on google plus