Topo

Mauro Cezar Pereira

Apoiado por jogador e trazido ao Brasil, Pravyi Sektor é proibido na Rússia

03/06/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Bandeiras da Ucrânia e do grupo de extrema-direita Pravyi Sektor têm sido vista entre apoiadores de Jair Bolsonaro nas recentes manifestações no Brasil. O blog publicou texto sobre Roman Zozulya, jogador ucraniano, que atualmente defende o Albacete na segunda divisão da Espanha, mas não ficou no Rayo Vallecano em 2017 por ter sido repelido pela torcida, devido às suas manifestações de simpatia a grupos como aquele.

Agora, o blog conversou com a jornalista russa Julia Yakovleva sobre como o atacante que segue na Espanha e o grupo extremista são vistos no país que sediou a Copa do Mundo de 2018.

Como Roman Zozulya é visto na Rússia?
Não gera interesse aqui na Rússia, não houve muitas discussões sobre ele. Mas sim, houve comentários negativos sobre essa foto dele com o retrato de (Stepan) Bandera (ucraniano aliado a Hitler na Segunda Guerra Mundial) e outra com os números 14/88 (14 representa um discurso neonazista "As 14 Palavras", já o 88 faz referência à oitava letra do alfabeto, H, que duas vezes representa a abreviação de "Heil Hitler").

Torcedor do Tavriya Simferopol vestindo camisa com símbolo do Pravyi Sektor - Reprodução - Reprodução
Torcedor do Tavriya Simferopol vestindo uma camiseta com símbolo do grupo Pravyi Sektor
Imagem: Reprodução

Ele apoiava grupos extremistas ucranianos?
A única coisa que posso dizer é que ele foi elogiado pelo presidente da Ucrânia (Vladimir Zelenski), que o chamou de patriota, disse que ama o país e apoia exército. Expressou apoio quando Zozulya tinha problemas na Espanha.

Durante seu período no Dnipro Dnipropetrovsk, Roman Zozulya era ídolo dos torcedores radicais de extrema-direita do clube ucraniano. Na visão russa, a camiseta que ele usava quando chegou à Espanha o associa de fato ao movimento denominado Pravyi Sektor?
Sim, pois esse tridente é um símbolo de grupo extrema-direita e também é um símbolo do grupo nacionalista de Stepan Bandera, visto na Ucrânia como patriota e herói. Mas em outros países as pessoas acham que ele foi nacionalista e fascista. Na Rússia, por exemplo, esse grupo Pravyi Sektor que usa o tridente é proibido.

Como o Pravyi Sektor é visto na Rússia e na própria Ucrânia?
Na Rússia a maioria é contra esse grupo. Apenas alguns ultras (torcedores mais radicais) apoiam a ideologia do Praviy Sektor. Na Ucrânia esse grupo tem forte influência no oeste e no centro do país, enquanto o leste e o sul são mais leais, ou pelo menos foram leais, à Rússia. Mas quase não temos aqui notícias da Ucrânia realmente verdadeiras, sem propaganda.

Ele segue na Espanha, tem mercado no futebol russo?
Zozulya nunca terá mercado na Rússia por causa das suas convicções. Ele próprio vai recusar propostas, como já fizeram alguns outros ucranianos. Mas os jogadores leais (a Moscou) podem vir, se quiserem. O último exemplo é (Yaroslav) Rakitskiy (trocou o Shakhtar Donetsk pelo Zenit São Petersburgo no ano passado0. Mas ele estava sob muita pressão por sua escolha e nunca mais foi chamado na seleção ucraniana.

E na Ucrânia?
Na Ucrânia, com certeza, Zozulya terá mercado. Mas tudo depende dos valores da transferência e de salário, pois agora poucos clubes ucranianos têm dinheiro para contratar jogadores.

Como estão sendo vistas na Rússia as aparições de bandeiras pretas e vermelhas com o símbolo do Pravyi Sektor em manifestações de extrema-direita no Brasil?
Vi algumas matérias nos sites dos jornais. Mas na TV nem uma palavra.

Ultras de extrema-direita têm relações com o Pravyi Sektor? De quais times?
Dos que eu sei, são alguns grupos de ultras do Metallist de Kharkiv, Dinamo Kiev, Karpaty de Lviv, Metallurg, Volyn e Tavriya Simferopol.