Topo

Mauro Cezar Pereira

Derrocada do Clube do Vinho completa um ano. Vitória do futebol brasileiro

Abel Braga, técnico do Flamengo, durante partida contra o Athletico no Maracanã - Thiago Ribeiro/AGIF
Abel Braga, técnico do Flamengo, durante partida contra o Athletico no Maracanã Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

29/05/2020 12h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há exatamente um ano Abel Braga pedia demissão do Flamengo. O trabalho do outrora vitorioso treinador foi um dos mais frustrantes nos últimos anos, se considerarmos as expectativas criadas por um elenco qualificado. Não só pelos resultados, mas especialmente devido à qualidade do futebol apresentado, aquém do que poderia apresentar, como o tempo comprovou.

Já na entrevista concedida ao blog e publicada em 5 de março de 2019, o treinador deixava clara sua intenção de alterar radicalmente a forma de jogar do time: "Flamengo é muita posse de bola e estou tentando tirar isso um pouquinho, algo mais real, mais reativo, mais na direção do gol (...). Minha maior preocupação foi tirar um pouco desse toque de bola muito lateralizado".

Cinco dias antes do último jogo do Flamengo sob o comando de Abel, a vitória (acredite, seguida de protestos da torcida) sobre o Athletico, de virada, por 3 a 2, no Maracanã, o blog mostrou que o time era, em 2019, o que menos vezes deixou a cancha sem buscar a bola no fundo de suas redes. Os rubro-negros eram vazados em praticamente todas as partidas, não havia solidez defensiva.

Dois dias antes da demissão, o site Globo Esporte publicou levantamento mostrando que com 27 gols sofridos em 30 jogos, o Flamengo tinha pior desempenho defensivo dos cinco anos mais recentes. O time só não levou gols em oito partidas das 31 sob comando de Abel Braga, incluindo a de despedida. No Brasileiro, com ele levou tentos em todos os compromissos.

Já não se via mais uma boa defesa, marca registrada de bons trabalhos anteriores do treinador em suas melhores fases da carreira. Apesar disso, das apresentações ruins, gols sofridos em tantas pelejas, fatos mostrados em detalhes neste blog e em outros espaços, a tropa de choque que defendia a permanência do técnico seguia atuante em diversos segmentos da mídia.

Era o "Clube do Vinho", expressão inspirada na bebida mais apreciada por ele, e que identificava aqueles que o defendiam incondicionalmente. Jamais se viu tamanha solidariedade a um treinador de futebol em má fase. Praticamente nada do que de ruim acontecia era responsabilidade dele. Um incrível desejo de vê-lo seguir no clube de qualquer forma. Difícil entender.

O blog registrou em 25 de abril, "Abel Braga é um sujeito legal. Ótimo papo, honesto, pessoa bacana. Por isso é tão popular e tem muitos amigos" (...). Abel e suas frases de efeito. Que hoje não surtem efeito algum, mesmo cultivando muitas amizades, inclusive na imprensa. E ele é um cara tão legal que acaba poupado. Mas o campo e a bola não têm sido seus amigos".

Jorge Jesus chegou ao Brasil e o restante da história segue vivo na memória. A derrota do "Clube do Vinho" foi a vitória do futebol, muito mais bem jogado com o comando do português, que ao lado de Jorge Sampaoli, então no Santos, mudou o patamar da bola que rola em terra brasilis. Os próprios torcedores já não toleram facilmente qualquer coisa que lhes ofereçam. Que bom!